ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 27 de dezembro de 2009

Chegada de Jesus anima humanidade

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

É Natal do Senhor Jesus, o Filho de Deus. O Papa Bento XVI exalta o verdadeiro sentido do Natal na audiência pública de quarta-feira, 23 de dezembro de 2009. O Santo Padre convida a todos nós a acolher, na sua existência, a alegria e a esperança que traz o Menino Jesus. A todos aqueles que se encontravam na Sala Paulo VI para a audiência geral, o Papa recordou São Francisco e a célebre sagrada representação de Greccio.

O Sumo Pontífice ainda nos lembrou que foi precisamente o pobrezinho de Assis, de fato, a oferecer uma “contribuição decisiva” à difusão do presépio, que coloca em evidência “o amor enorme de Deus, a sua humildade e a sua benignidade que, na Encarnação do Verbo, manifesta-se aos homens para ensinar um novo modo de viver e de amar”.

“No Natal, Deus verdadeiramente se tornou o Emanuel”, insistiu o Papa, “de quem não nos separa nenhuma barreira e nenhuma distância”, reforçou. Bento XVI nos exorta ainda que “Deus vem sem armas, sem a força, porque não pretende conquistar, por assim dizer, do exterior, mas pretende ser acolhido pelo homem na liberdade. Deus se faz Menino inerme para vencer a soberba, a violência, a ganância de possuir do homem”.

“Em Jesus, Deus assumiu essa condição pobre e desconcertante para nos vencer com o amor e nos conduzir à nossa verdadeira identidade”. Essas palavras do Papa nos fazem refletir como que Deus é: o seu poder se expressa no serviço, na doação, na simplicidade e no amor. A experiência que podemos fazer no Natal é acolhê-lo no coração e buscar na humanidade do Deus Menino a expressão do amor-doação.

O cristão é convidado a ser mensageiro e transparecer esse Cristo servidor em toda a humanidade, sobretudo nos lugares onde há falta de amor, de perdão, de reconciliação e de fraternidade. A Noite de Natal ecoa em todos os cantos... A paz brota no homem e na mulher e transforma este mundo em uma casa de irmãos.

“In principio erat Verbum, et Verbum erat apud Deum, et Deus erat Verbum.”

"No princípio, era o verbo, e o verbo estava voltado para Deus, e o Verbo era Deus." (Jo 1, 1)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: