ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Deus presente na nossa história

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Após o exílio, o povo de Israel confessou suas transgressões, pediu libertação e quis praticar a lei do Senhor. A falta da prática da lei por parte do povo de Deus teve como consequência o castigo. Mas, agora, abre-se a porta da esperança para a libertação e dias melhores. Vemos em Br 5,1-9 que Deus dá novamente a integridade ao povo, adornos e diademas na cabeça do homem da glória de Deus. Todos ficam jubilosos por Deus. Ele devolve a todos a dignidade. Os obstáculos são tirados, como aplainar montes e colinas, e deixar planos para a terra. Assim o povo segue com segurança sob a glória de Deus.

A todos, Deus irradia alegria para a luz de sua glória, manifestando misericórdia e justiça que vem d’Ele. Com esta reflexão, podemos, com certeza, dizer que é Deus quem tem o poder e a força de mudar as estruturas injustas que nos cercam. Ele nos conscientiza que, com Ele, podemos começar as transformações em nós e também na nossa sociedade. São Paulo nos exorta. “Tenho certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus”. E, em outro momento, Paulo diz que devemos discernir o que é melhor, e que fiquemos puros e sem defeito para o dia de Cristo (Cf. Fl 1, 4-6.8-11).

Isso quer dizer, para nós, que devemos procurar nos corrigir sempre, converter-nos a Deus, que é fonte de todo o bem, e, desse modo, vamos ser criaturas novas e cidadãos de uma nova sociedade que tem alicerce seguro na justiça, no bem comum, no amor e na partilha de irmãos. João Batista é a voz que clama no deserto. “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”. Tudo que é alto será aplainado, as montanhas e colinas serão rebaixadas e, desta maneira, as pessoas verão a salvação de Deus (Cf. Lc 3, 1-6).

Estas palavras nos enchem de grande alegria e esperança porque nós já podemos ver a salvação que vem de Cristo. Mas, para isso acontecer de modo pleno, é preciso que nós façamos a nossa parte, preparando e abrindo o caminho ao Senhor da vida. Isto é, traduzindo nas diversas ações que se fazem presente na Igreja através das suas pastorais que levam esperança e assistência aos mais necessitados, e na sociedade com suas ações que visam o bem comum. A história humana percebe que Deus está presente nela e que a libertação e a salvação vem do nosso Deus da vida.

Maria, auxilium christianorum, ora pro nobis!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: