ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A vida em base sólida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Quando vemos por todo lado injustiça, desamor, ódio, corrupção, falta de ética e do bem comum, egoísmo, tudo isso nos entristece e nos faz desanimar, mas, quando refletimos a Palavra de Deus, que é rocha segura para os justos, a alegria nos contagia e faz com que o nosso espírito se fortaleça na luta do bem e da justiça para todos. Isso podemos confirmar no Livro do Profeta Isaías 26, 1-4 que, em um dos seus versículos, indica para abrirmos as portas para que entre um povo justo, cumpridor da Palavra, firme em seus propósitos. E tu lhe conservarás a paz, porque confia no Senhor. Esperai no Senhor por todos os tempos, porque o Senhor é a Rocha Eterna.

Confortados e animados com essas palavras, construiremos então um mundo onde a vida humana seja respeitada. Não podemos nos iludir com a vida fácil, de tirar vantagem em tudo e esquecer dos que mais sofrem neste mundo. O nosso coração deve buscar os valores cristãos que são o amor, a humildade, o perdão, a vida de comunidade e de irmãos na fé em Cristo que vem sempre nos encorajar para boas obras. Jesus nos exorta que devemos construir a nossa vida em bases seguras para que nada nos perturbe. Pelo contrário: que estas bases fortes sempre nos incentivem para transformar a realidade de desigualdade social que nos cerca.

Quem ouve a Palavra do Senhor, é prudente e a põe em prática, os alicerces da sua vida estão fundamentados em estruturas sólidas, que nada conseguem destruir. Agora se ficarmos enganados, não praticando a justiça, irradiando somente o erro e as desordens moral e ética, a vida não resistirá diante da verdade e a ruína será muito grande (Cf. Mt 7, 21.24-27). Portando, construiremos a nossa vida em base sólida, onde o Senhor é o Alicerce e a Rocha Firme.

Maria, auxilium christianorum, ora pro nobis!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: