ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Jesus nos orienta para a vida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Com a vinda de Jesus, podemos com certeza ter a orientação para a vida. Hoje as pessoas procuram tantas ajudas de pessoas, mas muitas vezes esquecem que temos alguém que nos ama muito e nunca falta em nenhum momento. A nossa vida é escondida na verdadeira vida que Jesus nos deu na cruz. Quer ganhar a vida, precisamos da cruz que carregamos junto com Cristo.

O Papa Bento XVI, na Reza do Ângelus no Vaticano, no dia 26 de dezembro de 2009, disse. “A única coisa que dá sentido à vida dos homens, atualmente desorientados”, é Jesus Cristo, “cujo nascimento supôs uma nova civilização, a do amor, que não se rende perante o mal e a violência, e destrói as barreiras entre os homens”. Ainda nos lembra Bento XVI que “o caminho privilegiado para viver o Evangelho e testemunhar Deus é acolhendo aos pobres”.

O Sumo Pontífice ainda acrescentou que “Estevão (o primeiro mártir cristão), como seu Mestre, morreu perdoando seus perseguidores. Ao celebrar Santo Estevão, o Papa nos lembra que são muitos os crentes em todas as partes do mundo que sofrem por causa de sua fé. Jesus nos alerta que estamos no meio de lobos, mas somos enviados como ovelhas pelo seu poder. Muitos não querem estar com Deus e nem ouvi-Lo. Perseguem, maltratam e provocam violência.

Jesus nos orienta que haverá perseguição. Mas as nossas palavras de defesa vêm da força do Espírito Santo. Muitas vezes são pessoas muito próximas que vão nos entregar por causa do nome de Jesus. Mas Jesus nos conforta que não estamos sós. Ele voltará e assim fará a justiça (Cf. Mt 10, 17-22). Como estas reflexões do Papa e do Evangelista Mateus nos ajudam a compreender que a nossa vida só vale a pena e vai ter sentido se testemunharmos o Cristo diante dos homens no serviço desinteressado e na convivência harmoniosa.

O que nos enche de força e esperança, mesmo na hora de maior sofrimento, é a presença de Jesus em nós. Esta confirmação vem da voz de Estevão quando estava sendo martirizado num apedrejamento desumano. Então ele fala. “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito” (At 6, 59).

“Erant autem perseverantes in doctrina apostolorum et communicatione, in fractione panis et orationibus.”

“Eles eram assíduos ao ensinamento dos apóstolos e à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações.” (At 2, 42)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: