ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A fé como requisito da graça

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

No Livro do Profeta Isaías é narrado que existirá um dia em que as pessoas cegas verão, os pobres humildes se alegrarão, os prepotentes, trapaceiros, os malfeitores, os que fazem ciladas aos juízes, enfim, todos que fazem outros pecarem, fracassarão. As obras do Senhor trarão alegria e honrarão o santo de Jacó, e todos temerão a Deus de Israel. A sabedoria e as boas palavras serão aprendidas (Cf. Is 29, 17-24).

Esta profecia já se concretizou com a vinda de Cristo e Ele deixou essa missão para nós que O seguimos. O mundo em que vivemos precisa ser transformado. As estruturas devem ser reformuladas nos valores evangélicos. Isso só pode acontecer se nós reconhecermos que somos pecadores e falhos, portanto, necessitados da graça de Deus para realizarmos boas obras, onde as pessoas possam ser libertadas de todas as cegueiras.

O Evangelho de Mateus narra dois cegos que pedem ajuda a Cristo, reconhecendo que Ele é Deus. Suplicam então. “Tem piedade de nós, filho de Davi” (Cf. Mt 9, 27-31). Desse modo, somos transformados e a conversão virá. É preciso ser perseverante no caminho do Discipulado de Cristo, na Escola de Maria, nossa querida mãe do céu. É preciso reconhecermos que somos pecadores, limitados em nossa capacidade e necessitados da ajuda de Deus para que haja mudança em nós e nos outros e, por isso, devemos dizer como os dois cegos. "Tem piedade de nós, filho de Davi".

A fé da pessoa é o requisito essencial para que Jesus realize a graça. Para isso, precisamos nos comprometer com a Igreja, sendo coerentes, participantes e humildes. Então, a confiança que nos fortalece ajuda a sermos irmãos solidários com todos, respeitando as diferenças na paciência e no amor. Jesus responde aos cegos. “Faça-se conforme a vossa fé”. Isso nos faz refletir que Deus age em nós por causa da nossa fé. Muitas maravilhas vão acontecer se fortalecermos a nossa fé em Cristo, sair do nosso egoísmo e ir ao encontro do outro.

Os talentos que nós temos vão servir para o bem comum. Quantas iniciativas podem ser feitas - e são feitas (Pastoral da Saúde, Associação de Apoio Proteção e Amparo à Criança da Arquidiocese de Montes Claros, Projeto de Desenvolvimento Rural e Urbano, Escola de Cidadania, dentre outros projetos sociais no Norte de Minas) -, em favor dos que mais precisam, como farmácias populares, serviços voluntários, assistências aos necessitados, etc.

Maria, auxilium christianorum, ora pro nobis!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: