ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cânceres da vida

por Maicon Deivison Pinto Tavares
maiconmissionariodapascom@yahoo.com.br

O câncer parece não ter cura mesmo. O câncer está ficando cada dia mais comum nesta sociedade contemporânea e, para se curar do câncer, pouco dinheiro e pouco poder aquisitivo não valem. É fácil encontrarmos por aí casos de morte por câncer, mas câncer em pessoas ricas é curado em poucos meses ou então prolongado o tempo de vida desses sortudos seres humanos.

Observamos na mídia o caso do vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, que, por sua vez, foi curado de vários tumores horríveis, enquanto, nas comunidades periféricas, as pessoas estão morrendo à míngua. Será que, se o nosso vice-presidente da República tivesse o acompanhamento do Sistema Único de Saúde, ele teria a mesma sorte de cura?

Eu conheço uma senhora de quase 60 anos que está com câncer e, a cada dia, este câncer alcança a generalização dos órgãos. Podemos notar, no entanto, que ela é uma mulher de muita fé. Tem pouco dinheiro. Será que ela tem chance de cura? Sim. Todos têm chance de se curar. Com dinheiro então tudo se realiza.

Temos que defender a bandeira contra a morte. O câncer é cruel, e nós que fizemos a evangélica opção pelos empobrecidos, temos mesmo é que lutar por uma saúde de qualidade e gratuita para todos, sem distinção de classes sociais. Pela carga tributária que cada brasileiro paga anualmente ao Estado, que dizia ser do bem estar social, o mínimo que deveria retornar a cada brasileiro é um atendimento decente em hospitais.

As divisões de vagas para ricos e para pobres nas instituições de saúde devem acabar. Trabalhador que é trabalhador se mistura com a diversidade étnica do nosso país. Vem chegando o Natal. São 2009 Anos da Natividade do Nosso Senhor Jesus Cristo. Convido você a rezar pelos cancerosos e cancerosas que sofrem sem condições de um tratamento digno. Deixo a minha mais sincera oração em favor dos cancerosos: Deus de todo o poder e misericórdia, peço-te que liberte o mundo de toda doença. Senhor... Peço-te o pão da vida, o pão da alegria, o pão das multidões a todos aqueles que, no dia de hoje, sofrem com a doença do câncer, que, a cada dia, chega a mais e mais pessoas. Misericórdia de nós, Senhor... Amém!


Maicon Deivison Pinto Tavares é estudante secundarista e missionário da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros desde maio de 2009.

Nenhum comentário: