ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 6 de dezembro de 2009

Vem, Senhor Jesus!

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O Advento é um tempo para o cristão preparar para a vinda do Senhor. A esperança de cada um de nós que seguimos o Senhor é que Ele virá pela segunda vez em poder e glória para a instauração definitiva do Reino de Deus. A justiça, a verdade, o bem e os direitos dos pobres serão respeitados. Este Reino foi inaugurado com Cristo na sua doação total na Cruz. Jesus deixou a Igreja para dar testemunho d’Ele e fazer acontecer o Reino de Deus entre nós.

O profeta Jr 33, 14-16 nos anima que Deus é fiel na sua promessa e que vai fazer valer a justiça e que, da casa de Davi, a lei e a justiça brotarão. Por causa disso, a salvação e a confiança nascerão no nosso coração, porque “O Senhor é nossa Justiça”. Deus inaugura em nossa vida o desejo e a vontade firme de sermos também portadores da Justiça de Deus num Reino de irmãos.

Em 1 Ts 3, 12, vemos que São Paulo invoca Deus sobre a comunidade. O amor então é abundante em todos. Que nos esforcemos na santidade cada vez mais para que, no dia da vinda do Senhor, possamos encontrar com Ele e com Todos Os Santos. Desse modo, a graça que vem do Senhor nos ajuda a sermos cidadãos novos no mundo de hoje. Onde existe injustiça sejamos implantadores da justiça, onde houver fome, que possamos dar alimentos aos famintos, onde houver desilusão que possamos levar ideais nobres a todos, onde houver violências que sejam impostas leis do bem comum e da defesa da vida para todos.

Em Lc 21, 25-28.34-36, Jesus diz aos discípulos e para nós que haverá sinais no universo, no céu e na terra. Muitos ficarão angustiados, mas, os que estão O seguindo, não precisam ter medo e sim se encher de alegria. Ele pede que ergamos a cabeça porque a nossa libertação está próxima. Para isso, precisamos estar vigilantes, longe de preocupações vãs, gulas e bebedeiras, e que fiquemos atentos e seguros na fé para podermos ficar de pé diante do Filho do Homem.

Maria, auxilium christianorum, ora pro nobis!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: