ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Natal é um grande presente de Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O Natal é um tempo da vida que renasce nas nossas relações, nos nossos projetos de vida, nas nossas experiências vividas. Nossa vida encontra beleza no Natal. A beleza que vemos nos enfeites das ruas, das nossas casas, nas lojas e nos nossos olhares... Tudo irradia alegria: são cartões trocados, os presentes comprados e as relações humanas restabelecidas. A razão disso tudo que fazemos e participamos é o grande presente que Deus dá para a humanidade: o Cristo. Ele vem fazer morada entre nós e assim dar sentido à nossa vida humana.

O Papa Bento XVI comentou neste domingo, 20 de dezembro de 2009, em sua mensagem antes da tradicional Oração Mariana do Ângelus, na Praça de São Pedro, em Roma, Itália, que “o Natal não é um conto para crianças”, mas “é a resposta de Deus ao drama de uma humanidade em busca da verdadeira paz”. “Infelizmente, na atualidade, [Belém] não representa a paz estável e conseguida, mas uma paz que se busca e se espera”, considerou ainda o Bento XVI.

Ele acrescentou que Deus “não se rende a esta circunstância e, por isso, também este ano, em Belém e em todo o mundo, se renovará o mistério do Natal”. O Pontífice explicou que o Natal “é profecia de paz para cada homem, compromete os cristãos a tomar consciência dos dramas humanos, frequentemente desconhecidos e escondidos, e dos conflitos do contexto no qual se vive”. Além disso, Bento XVI lembrou que o Natal tem que fazer com que os homens e as mulheres se transformem em “instrumentos e mensageiros da paz para levar amor onde há ódio, perdão onde há ofensa, alegria onde há tristeza e verdade onde há erro”.

Essas palavras do Papa nos dão força para que o Natal não seja um simples acontecimento, mas um Natal que se celebra a doação total de um Deus que se faz carne e é acolhido pela mãe que se dispõe a fazer plenamente a vontade do Senhor. Isto é, como ela mesmo diz. “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a vossa Palavra” (Lc 1, 38).

O Natal que nós celebraremos é o Natal do Senhor. É a festa da solidariedade, da partilha e do amor que irradia na vida da comunidade cristã e da “grande família humana”. Desse modo, Jesus nasce cada vez que o nosso coração se torna presépio para que ele possa crescer, viver e cultivar o verdadeiro amor entre todas as pessoas. A humanidade sempre renasce em Cristo.

"Dixit autem Maria: Ecce ancilla Domini; fiat mihi secundum verbum tuum."

"Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a vossa a tua Palavra." (Lc 1, 38)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: