ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dai vos vós mesmos o de comer

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Uma grande multidão foi até Jesus: doentes (aleijados e cegos), todos ouviam o que Jesus falava. O Cristo teve compaixão e curou-os. Assim o povo glorificava Deus de Israel. Já fazia três dias que as pessoas conviviam com o Mestre. Jesus não queria que elas fossem embora sem a garantia do alimento de cada dia. Ele indaga a seus discípulos. “O que temos para dar de alimento a este povo?”. O discípulo responde. “Sete pães e alguns peixinhos”. Com esses alimentos, abençoou-os e deu-os de comer à multidão, e ainda sobrou (Cf. Mt 15, 29-37).

Hoje Jesus fala para nós o que temos para dar ao povo faminto. E nós que o seguimos, percebemos que temos muitas coisas para dar. Mas há carências na saúde, na família, nas pastorais e nas nossas atitudes também. Isso é por causa do nosso egoísmo, do nosso consumismo. Somos supérfluos. Nestes tempos, quantas coisas não necessárias nós adquirimos para servir ao nosso ego e à nossa aparência?

Se, de fato, nós queremos ser discípulos-missionários de Cristo, precisamos ter atitudes do Mestre: ser solidário e ter compaixão para os que precisam, tomar iniciativa, não ficar apenas em discursos. Cada gesto, mesmo que seja pequenininho, pode fazer a diferença. Fazer mutirão da saúde, da construção, do saneamento básico, do alimento. Enfim, quando há partilha, há sobras e nunca perdas. Jesus nos exorta então. “Daí vos vós mesmos o de comer”.

Maria, auxilium christianorum, ora pro nobis!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: