ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A humildade e o serviço

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

No livro do Profeta Miquéias é mostrado que, de um uma cidade pequena e simples, lugar humilde, sairá o novo Rei de Israel. Ele será o novo pastor que cuidará, apascentará e fará com que os homens e as mulheres vivam em paz porque Ele é a Paz) (Cf. Mq 5, 1-4a). São Paulo nos exorta que Jesus, ao entrar no mundo, afirma que Deus não agrada mais com vitimas e nem com oferendas pelo pecado.

Agora, a verdadeira oferenda e sacrifício são o Corpo de Cristo. Jesus vem fazer a vontade do Pai. Pela obediência de Jesus nos é dada a graça e esta nos santifica. Cristo se oferece de uma só vez e nos traz a libertação (Cf. Hb 10, 5-10). Esta certeza nos anima a aderir a Cristo, pois Ele é o único que liberta e salva a humanidade e ainda nos faz pessoas com dignidade de Filhos de Deus.

Jesus tem duas naturezas em uma mesma Pessoa. Isto é, tem a divina, porque é Filho de Deus pela ação do Espírito Santo, e a humana, porque nasce da Virgem Maria. Para nós, cristãos, Maria é a Mãe de Deus e Nossa Mãe também por causa de Jesus. Ela nos dá um grande exemplo. Mesmo grávida do Salvador, vai à casa de Isabel que também espera nascer uma criança, João Batista, que mais tarde seria o precursor que prepararia o caminho do Senhor.

Maria se torna servidora. É a bendita entre todas as mulheres, pois, com o seu sim, deixa-se ser Mãe do Cristo (Cf. Lc 1, 39-45). O seu sim aproxima o céu da terra. Deus dá a paz e visita o seu povo. Em outros tempos, a arca e a lei eram os sinais da presença de Deus no mundo. Agora Maria é a nova arca que traz a presença salvadora do Senhor no meio do seu povo.

Deus nos chama hoje para seguir Jesus na simplicidade, no serviço e na humildade para que o mundo em que vivemos seja uma família onde todos tenham “Shallon”, isto é, a Verdadeira Paz que vem de Jesus Cristo. Feliz Natal!!!

“Dicit ei Iesus: Ego sum via et veritas et vita; nemo venit ad Patrem nisi per me.”

“Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai se não por Mim.” (Jo 14, 6)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: