ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A dor humana faz parte da nossa vida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A existência humana é marcada de muitas lutas, sofrimentos e dores. Ainda no mundo existe a marca do pecado que produz injustiça, indiferença, discriminação e exclusão social nos direitos mais básicos do ser humano.

O Papa Bento XVI fala aos doentes em Turim e fala para nós também que carecem de saúde. Assim, ele diz: “Não se sintam fora do destino do mundo, mas se sintam peças preciosas de um belíssimo mosaico que Deus, como grande artista, forma dia após dia, graças também à contribuição de vocês” (H2Onews - Newsletter em 03/05/2010).

Tratou-se de um abraço intenso entre Bento XVI e os doentes da “Pequena Casa da Divina Providencia”. Em Turim, o Papa encontrou também aqueles que a sociedade tende a deixar de lado, como se quisesse tornar invisível a dor humana. A eles, o Pontífice recordou que, “oferecendo a nossa dor a Deus por meio de Cristo, nós podemos colaborar à vitória do bem sobre o mal, porque Deus torna fecunda a nossa oferta, o nosso ato de amor” (H2Onews - Newsletter em 03/05/2010).

Em um ambiente repleto de alegria pela visita do Sucessor de Pedro, Bento XVI louvou a vida e a obra de São José Cottolengo, definido “um campeão da caridade”. “Ele compreendeu” - precisou o Papa - “que quem é atingido pelo sofrimento e pela rejeição tende a fechar-se e a isolar-se e a manifestar desconfiança em relação à própria vida”. “Por isso, o fazer-se cargo de muitos sofrimentos humanos significava” - concluiu - “criar relações de proximidade afetiva, familiar e espontânea, dando vida a estruturas que pudessem favorecer essa proximidade, com aquele estilo de família que continua ainda hoje” (H2Onews - Newsletter em 03/05/2010).

A nossa Igreja tem demonstrado esse amor samaritano ao longo dos séculos, ajudando os doentes desfavorecidos pelo sistema de saúde e desprezados pela sociedade. Se olharmos as biografias de milhares de santos canonizados e santos anônimos, vemos muitos missionários da Igreja demonstrando o zelo, o amor e a doação de vida aos mais necessitados. A nossa querida Irmã Dulce, a doce irmã do Nordeste, ela fez de sua vida de entrega aos doentes que não tinham onde se cuidar. Então, ela os abrigava em casas desocupadas e lá fazia um “hospital”, onde cuidava com carinho dos doentes.

A Igreja sempre esteve e está do lado dos que mais sofrem, procurando não só levar a Palavra de Deus que salva, mas torna-se bálsamo e alívio aos que mais necessitam de ajuda.

Que a força do Ressuscitado nos impulsione para a verdadeira caridade em que testemunhamos que cremos em Cristo, Nosso salvador. Amém!

Deus Caritas Est! Deus é Amor!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 04 de maio de 2010

ACESSE
www.h2onews.org

Nenhum comentário: