ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 30 de maio de 2010

Ser devoto de Maria é olhar para Jesus com os olhos da fé (Parte II)

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja se sente mais feliz no mês de maio. Podemos homenagear as nossas mães com amor e gestos que mostram o nosso amor a elas, porque aprendemos que há uma mãe muito especial que não recusou ser a mãe de Jesus, sabendo que ia enfrentar todos os problemas da época. Maria, mulher da escuta da Palavra, do serviço, do silêncio, da presença na vida do povo e de Jesus. Ela tem a sua marca na Igreja, está no cenáculo. Maria nos mostra Jesus sempre porque soube estar em sintonia com Ele.

Nós podemos nos dirigir a Maria com a oração, exorta o Pontífice. Em particular, com o Terço que “nos faz percorrer os eventos da vida do Senhor na companhia de Nossa Senhora, conservando-os, como Ela, em nosso coração”. Desse modo, o Santo Padre dirige o seu pensamento à relação especial entre Maria, o Espírito Santo e a Igreja. “Em Pentecostes, a Virgem Mãe se mostra novamente como Esposa do Espírito para uma maternidade universal em relação a todos aqueles que foram gerados por Deus mediante a fé em Cristo. Eis o motivo pelo qual Maria é para todas as gerações imagem e modelo da Igreja que, com o Espírito, caminha no tempo invocando o retorno glorioso de Cristo. “Vem, Senhor Jesus” (Encerramento do mês mariano em 31 de maio de 2009/Cf. Autor: Notícias da Igreja; Fonte: Rádio Vaticano; notícia recebida por e-mail diocese@diocesepatosmg.org.br em 26-05-2010).

O Pontífice recorda-nos que Maria foi a primeira a ter acolhido Cristo e por isso recebeu a alegria plena do Espírito Santo. Seguindo-a e imitando-a, somos todos chamados a viver esse estado de graça. “Acolher Jesus e levá-lo aos outros é a verdadeira alegria do cristão! Caros irmãos e irmãs, sigamos e imitemos Maria, uma alma profundamente eucarística, e toda a nossa vida se tornará um Magnificat”, diz o Papa Bento XVI no encerramento do mês mariano em 31 de maio de 2005 (Cf. Autor em Notícias da Igreja; Fonte: Rádio Vaticano em notícia recebida por e-mail diocese@diocesepatosmg.org.br em 26-05-2010).

Assim, com as palavras firmes do nosso Papa, somos orientados pela Igreja e orientados por ela e modo seguro em matéria de fé. Isso nos encoraja a ser discípulos de Jesus na escola de Maria, modelo de discipulado. A humilde mulher de Nazaré que nos momentos mais dificíes da nossa vida faz com que levantemos a nossa cabeça e coloquemos a nossa mente na direção do seu filho amado Jesus.

Viva nossa Senhora! Viva Nosso Senhor Jesus, o Nosso Salvador!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 26 de maio de 2010

Nenhum comentário: