ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Fátima, um solo sagrado que mostra Deus também

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus tem caminhos insondáveis para mostrar a sua presença operosa no mundo. Ele revela por muitos modos e também manda mensageiros que se fazem ser compreendidos pela nossa razão e fé. Fátima, uma cidade simples, onde morava três crianças com corações generosos e cheios de amor a Deus. Na ingenuidade e singeleza de almas puras, rezam, contemplam e oram a presença de Deus nas aparições da Virgem a eles.

Mês de maio é um mês dedicado a Maria, presença feminina na Igreja, que mostra o carinho materno de Deus. O nosso Papa foi a Fátima como peregrino de Cristo ao encontro da mãe que está presente na vida de doação de cada pessoa humana. “Bento XVI vai a Fátima mostrar como Deus age na história, um das lições centrais dos aparecimentos da Virgem Maria aos três pastorinhos portugueses, segundo anuncia o porta-voz da Santa Sé” (notícia tirada de www.zenit.org com acesso em 15/05/2010).

Ele nos fala: "João Paulo II quis que o ‘terceiro segredo' de Fátima fosse revelado na ocasião da beatificação dos dois pastorinhos, Francisco e Jacinta, durante o Jubileu do Ano 2000, transição entre dois milênios. Estava se completando um século caracterizado por grandes sofrimentos, sobre os quais, exatamente, as visões de Fátima deram uma interpretação espiritual dramática e luminosa: tempo de guerra e de martírio, no qual a Igreja e mesmo o Papa compartilham profundamente os sofrimentos e a sede de salvação da humanidade inteira” (notícia tirada de www.zenit.org com acesso em 15/05/2010).

“Para duas crianças inocentes, em um lugar insignificante - como é característico dos grandes eventos marianos -, era confiada uma mensagem que, em sua simplicidade, liberava uma força espiritual capaz de superar fronteiras e de ser transmitida além das graves circunstâncias da história da humanidade”, sublinha o porta-voz (notícia tirada de www.zenit.org com acesso em 15/05/2010).

O Padre Lombardi, em seu editorial, pergunta-se o que a mensagem de Fátima pode nos dizer agora que foi revelado o segredo de fatos que se cumpriram. Para responder, ele lembra o comentário do então Cardeal Joseph Ratzinger na conclusão da publicação do texto do "segredo", no qual dizia: "Ação de Deus, Senhor da história, e co-responsabilidade do homem, em sua dramática e fecunda liberdade, são os dois pilares sobre os quais a história da humanidade é construída. A Virgem aparecida em Fátima nos convida a voltar a estes valores esquecidos, para o futuro do homem em Deus, de quem somos parte ativa e responsável” (notícia tirada de www.zenit.org com acesso em 15/05/2010).

"Precisamos de olhos límpidos e inocentes para ler o caminho do novo milênio e entender onde seus riscos e as suas mais verdadeiras esperanças estão. A mensagem de Fátima conserva toda a sua seriedade frente à história", conclui o Padre Lombardi. Todas essas palavras do porta voz do Vaticano nos faz pensar e refletir: Deus age sempre a favor do homem, coloca-o no rumo certo e nos faz estar em oração. A vida presente é marcada na vontade do futuro de estar com Deus sempre.

A escola do discipulado de Cristo e de Maria nos habilita agora para que a realidade terrena tenha a marca de Deus que se vê na justiça, na partilha, no amor e no perdão. O céu começa aqui e se completa na eternidade. Vamos a Deus por Maria. Ela é a mãe que nos coloca a nossa mão na mão de Deus que dá segurança e fortaleza. Coragem e força para todos.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 15 de maio de 2010

Nenhum comentário: