ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Queridos irmãos e irmãs em Cristo

TEMA “Vocação Sacerdotal: responsabilidade do Povo de Deus”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos ajuda a situar no mistério salvífico de Cristo. E cada um de nós é chamado a seguir Jesus. No Livro dos Atos dos Apóstolos que acabamos de ouvir, há recomendações aquelas pessoas que têm a responsabilidade de guiar o rebanho, como disse São Paulo aos anciãos da Igreja de Éfeso: cuidai de vós mesmos e de o todo rebanho sobre o qual Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com sangue do seu próprio Filho.

Jesus está agora no céu. Como naquele tempo e agora, aparecem situações que vêm aterrorizar o rebanho. Como há doutrinas contrárias à religião cristã, que trazem confusão e dispersão na Igreja, ainda há o perigo de nos afastar de Deus e da comunidade cristã (Cf. At 30, 28-38). Devemos pedir a graça de Deus que nos ampara para nos santificar a cada dia a exemplo de Santa Rita. A vocação sacerdotal é um dom. Nós temos a responsabilidade, como povo, de ampará-los e dar apoio a eles, presbíteros, tanto na oração, como na colaboração nas pastorais e movimentos que a eles estão submetidos.

Há mais alegria de dar do que receber. Não ambicionamos matéria, mas colocamos os nossos dons a serviço dos irmãos. O Evangelista São João, mostrou-nos que Jesus orou pelos apóstolos e para todos nós também para que fiquemos em unidade com Ele e com o Nosso Deus Pai. Esta união da comunidade com Jesus e com Deus se dá na força do Espírito Santo. Jesus nos protege como Bom Pastor. Na terra, Ele guardava os discípulos e guiava-os para caminhos seguros. Jesus tem a preocupação da sua ausência física. A força do mal quer a divisão e a separação do rebanho. Nós somos o rebanho do Senhor.

Se estivermos com Cristo, temos certeza que nada poderá nos abalar. Deus não nos quer alienados no mundo, mas quer que tomemos cuidados para não afastar da verdade, porque a Palavra de Deus é a Verdade que nos salva e nos liberta. Jesus nos dá um mandato, conforme o mandato de Cristo. Jesus diz: “Eu me consagro por eles, afim de que eles também sejam consagrados na verdade” (Cf. Jo 17, 11).

Devemos agradecer a Deus pelas vocações e ministérios na Igreja e, em especial, a do sacerdote. “Só Deus nos garante essa experiência profunda de amor”, disse Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, no sábado, 15 de maio de 2010. “Nós precisamos de pessoas novas que atuem na sociedade, transformado-a em um bem para todos. Em todos os tempos, os homens sentem vocacionados e espelham as suas respostas de vidas, vendo outras pessoas que testemunham com a sua vida a favor de pessoas indefesas, doentes e excluídas da nossa sociedade. São pessoas especiais que consomem a sua vida a favor dos que mais necessitam, muitas vezes confrontam com os maus que não querem o bem comum dos outros. Isto é, tiram os direitos mais fundamentais do homem e da mulher” - tirado do artigo “As Vocações Sacerdotais são Fruto do Testemunho Cristão”, do teólogo José Benedito Schumann Cunha.

Que o Povo de Deus se sinta responsável cada vez mais na comunidade e no apoio aos sacerdotes. Sem eles, não podemos renovar e atualizar o sacrifício de Cristo e nós ficamos fracos na caminhada. A Eucaristia nos dá força e nos alimenta na fé. “Assim, o sacerdote é um homem do serviço às pessoas que mais precisam, que são os doentes, os pobres, os excluídos e todos aqueles que buscam ter encontro com Cristo. O sacerdote deve ser o homem de oração para poder transmitir a mensagem genuína da Salvação trazida por Cristo a toda humanidade” (Cf. artigo “As Vocações Sacerdotais são Fruto do Testemunho Cristão”, do teólogo José Benedito Schumann Cunha, postado em 19 de março de 2010 no Blog www.modestaspropostas.blogspot.com).

Amém!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 19 de maio de 2010

Nenhum comentário: