ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ficais preparados para o Senhor

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

A liturgia nos permite entrar no mistério salvífico de Cristo. A Palavra de Cristo vem para transformar o nosso coração, e a Eucaristia nos fortalece, rejuvenescendo a alma.

A comunidade de Corinto era uma cidade importante no litoral da Grécia. Paulo esteve nas suas viagens missionárias lá. Ele escreveu duas cartas para aquela comunidade que converteu pelo seu trabalho apostólico, e muitos optaram por Cristo.

Mesmo ausente, ele orava para os que ficaram na comunidade. A primeira Carta de Paulo ensina, adverte e até repreende quanto a vários problemas e questões que se levantaram na Igreja. O ensinamento de Paulo era o mesmo em todas as igrejas (1 Cor 4, 17). Ele endereçava a carta tanto à Igreja de Deus, em Corinto, como àqueles que invocam o Senhor em todos os lugares (1 Cor 1, 2).

Muitos dos problemas que os corintios enfrentaram, nós também enfrentamos. Por isso, um estudo mais cuidadoso dessa carta pode nos ajudar. Paulo sabia que, em Cristo, cada um de nós se torna santos. Paulo nos fala que somos enriquecidos por Cristo em tudo. Nada falta em nós se estivermos em comunhão com Ele. Este nos alerta para a perseverança em Cristo nas nossas atitudes até a vinda do Senhor.

É ficar em atitude de vigilância que perseveramos e agimos pelo bem (Cf. 1 Cor 1, 1-9). O Evangelista Mateus narra Jesus que nos exorta para estarmos preparados, atentos e em atitude de vigília. Não podemos vacilar na segurança para evitar o ladrão. Ser empregado fiel, mesmo na ausência do patrão, praticando o bem e a justiça.

Não podemos ser hipócritas. Isto é, na presença do Senhor e na Igreja, somos aparentemente santos, mas, no dia-a-dia, praticamos injustiças, guardamos rancores, não fazemos bem a todas as coisas e não vivemos coerentes com a fé que aderimos em Cristo (Cf. Mt 24, 42-51).

Devemos ficar preparados para o Senhor, sendo verdadeiros cristãos comprometidos com a construção do Reino de Deus aqui e que perpetuará na eternidade no Céu. O cristão deve ser sempre pessoa corajosa no bem, na justiça, na partilha, no amor e não aceitar nada que contraria a doutrina de Cristo e da Igreja.

Sabemos que a Igreja é sinal da presença de Deus no nosso meio. Ela ensina, nos adverte e nos traz os sacramentos que nos fortalece na vivência cristã. A família e o jovem devem se deixar ser ensinado e conduzido pela graça de Cristo. O Magistério da Igreja nos orienta para Cristo. Hoje o Papa é Bento XVI. Ele é o sucessor de Pedro que teve a responsabilidade de guiar o Rebanho a caminhos seguros.

Esta ordem a Pedro veio de Jesus Cristo que confirmou o seu Primado naquele tempo e hoje Pedro é o Papa Bento XVI. A juventude, mesmo com o seu vigor, deve deixar ser guiada pela força do Espírito Santo. Deve ter coragem de dizer não a uma cultura da morte, e sim para a vida.

Não deixar ser contaminada pela tentação das drogas, com o mundo do prazer que usa o outro, desrespeitando a sua dignidade. Cada pessoa e também o jovem deve abrir as portas do coração para Cristo. Só Ele tem a Palavra de Vida Eterna e a sua Verdade nos liberta para o amor, para a vida de comunidade e de família.

Amém!

Gostaria de falar alguma coisa para você catequista, coordenador ou responsável de anunciar a Mensagem de Cristo. Pela graça de Deus e através dos sacramentos, somos introduzidos a fazer parte do ministério sacerdotal, profético e real de Cristo.

Todos são chamados a ser discipulos e alguns sentem no coração e na vontade de servir como catequista, sendo discípulo da escuta e da propagação da Palavra de Deus que salva a pessoa por inteiro. A Igreja suscita e distingue esta vocação divina, e confere a pessoa esta missão de catequizar.

Dessa forma, o Senhor Jesus convida todos e de modo particular para estar na sua escola do seu discipulado. O chamado é pessoal e Jesus é quem vai nos dar a força e impulsionar a ação do catequista na Igreja, para que ele possa levar a boa nova d’Ele a todos com coragem profética.

“É deste conhecimento amoroso de Cristo que jorra o desejo de anunciá-Lo”, de “evangelizar” e de levar outros ao “sim” da fé em Jesus Cristo, que é a adesão consciente a um Deus que liberta o homem de toda a escravidão [Cf. DGC 231/Cf. SER CATEQUISTA - publicado por Marisa Meneghelli em 23 de setembro de 2008).

Desse modo, seremos convertidos e coerentes no agir e no testemunho para que todos possam experimentar e vivenciar a presença de Cristo na nossa vida e no nosso meio. Portanto, você, catequista, tem um papel fundamental de levar a todos, desde a criança e os adultos, a optar de modo definitivo a Jesus, fazendo que este mundo seja transformado pela força de Deus em uma comunidade onde exista realmente o amor, a fraternidade, a justiça, a partilha e a solidariedade.

Ninguém passará necessidade porque todos vão sentir pertença na comunidade cristã. Deus os e as abençoe a todos e a todas.

“Cor ad Cor loquitur”, expressão que significa “O coração fala ao coração”


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 25 de agosto de 2010

Nenhum comentário: