ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A vida é um dom precioso

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

A liturgia nos faz lembrar que somos preciosos aos olhos de Deus. É na comunidade que aprendemos a viver em fraternidade. Essa vivência traz a paz, a solidariedade e o amor entre as pessoas que comungam a Palavra e alimentam-se da Eucaristia.

Nós não somos eternos na terra. Aqui morremos uma vez e vamos estar nas mãos de Deus e ninguém pode tocá-las. Esta existência é única para nós e não adianta achar que vamos voltar para esta realidade terrena novamente. Jesus, com sua morte e ressurreição, e pelos seus méritos, nos salvou. A Alma é imortal (Cf. artigo do teólogo José Benedito Schumann Cunha postado neste blog em 04 de agosto deste ano).

O Livro do Profeta Naum nos mostra que Deus é quem conduz a história. Os homens, quando não estão em comunhão com o Deus da Vida, trazem opressão, violência, roubos, enganos e explorações que aniquilam as pessoas. Esta opressão deixa a pessoa sem vez e sem voz. Deus manda mensageiros da paz que trazem como fruto a justiça para todos. Deus restaura Jacó e faz Israel resplandecer, porque Deus é fiel e cumpre a promessa.

Hoje, se voltarmos a Deus, com certeza, vem a prosperidade e uma vida feliz. Quem nos faz sofrer será revelado e ninguém quererá mais de perto quem faz injustiça e todo mal (Cf. Na 2, 1.3; 3, 1-3.6-7). O Evangelista Mateus nos mostra Jesus falando aos discípulos. Para segui-Lo, temos que fazer opção por Ele, de modo definitivo.

Devemos renunciar e pegar a cruz e segui-Lo. Isto que dizer abraçar a missão e fazer a justiça acontecer, e não ficar no superficial das ações e achar que tudo está bom (Cf. Mt 16, 24-28). É abraçar a causa dos pobres, dos sem terra, dos sem teto, dos que não têm direito à saúde, à moradia, ao alimento, à educação e à vida digna.

É ser comprometido nas pastorais e movimentos a favor das pessoas que mais precisam, com gestos concretos. É fazer a diferença hoje e agora. Não adianta ter acúmulo de bens e não fazer o bem aos irmãos e irmãs que precisam.

Quando morremos, voltamos para Deus e, no último dia, ressurgiremos para ficar definitivamente na presença de Deus. Deus é bom, justo juiz e nos dará a recompensa. Não podemos perder tempo com ideologias e filosofias que mesclam esta realidade humana e fica desmerecendo o valor salvífico de Cristo.

Jesus nos salvou plenamente e o que nós precisamos fazer é acreditar nisso e tomar posse desta verdade. Somos peregrinos na terra e aprendemos amar a Deus e nossos irmãos como todos que precisam de nós. A nossa morada definitiva é o céu (Cf. artigo do teólogo José Benedito Schumann Cunha postado neste blog em 04 de agosto de 2010).

Um dia Jesus virá na sua glória para retribuir de acordo com a nossa conduta. Então, irmãos e irmãs, sejamos cristãos autênticos e assim este mundo terá uma face melhor, quando reinará a justiça, a paz e uma verdadeira comunidade onde todos vão ter o seu lugar para agir e dar vida a todos.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 06 de agosto de 2010

Nenhum comentário: