ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O cristão deve ser autêntico

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus nos ama e é fiel na sua promessa. Nada muda em Deus. Ele nos dá seu Filho único e mostra para nós o grande amor de Deus por nós. Somos convidados a sermos coerentes na fé e no testemunho de vida.

A Deus, devemos cantar louvores e todos os povos festejar o nosso Deus, pois é comprovado Seu amor para conosco para sempre. Ele é fiel (Cf. Sl 116).

Jesus ensina os discípulos e a nós também que para chegar à plenitude da salvação é preciso que nos esforcemos para assumir a cruz de cada dia. Não há vitória sem luta, sem desprendimento e renúncia de si mesmo a favor dos outros. Jesus caminha para Jerusalém, lugar onde vai ser o ápice do Amor de Deus-doação. Jesus se entrega à causa da nossa salvação e alerta-nos que, para tomar posse dela, é preciso passar pela porta estreita (Cf. Lc 13, 22-30).

Hoje, o mundo, com as facilidades proporcionadas pelas cada vez mais novas tecnologias, parece nos indicar para o não fazer mais nada, pois tudo está ao nosso alcance e que a felicidade nos abraça agora. Mas a realidade é outra. Somos Povo de Deus que caminha com Cristo para chegar à glória onde Ele já está. O céu é uma conquista diária e nada pode nos atrapalhar rumo a este propósito.



Deus propõe o céu que é a realização plena da pessoa humana. Lá é o lugar da alegria e da felicidade eterna. Ainda não O possuímos de modo total, mas, neste mundo em que vivemos, o temos a palpadelas desta realidade da realização de todo projeto de salvação trazida por Cristo que planificará no Reino de Deus na eternidade. Jesus mostra o caminho correto da salvação e que todos devem trilhar, enquanto ainda é tempo, pois a porta está aberta e a graça de Deus jorra em nós.

Para chegar a esta meta, temos que enfrentar combates internos na nossa vida, como também os externos. Devemos tirar de nós o egoísmo, a injustiça, a falta de perdão, a falta de compromisso e de solidariedade com os mais desvalidos desta vida.



A criança se esforça para nascer com ajuda da mãe, que gerou em seu ventre esta vida. A Igreja é a mãe e ela nos ajuda a nascer para Deus e nos ensina o caminho certo do céu, seguindo realmente os passos de Jesus. O testemunho e o nosso agir cristão deve estar configurado no Cristo, o bom Pastor. Deus nos ensina, nos corrige e nos faz novas criaturas com o seu poder regenerador do perdão e dos sacramentos que Ele deixou na Igreja (Cf. Hb 12, 5-7.11-13). Ela tem o depósito da fé e, para crescer e amadurecer nela, devemos nos deixar ser guiado pelo Espírito Santo, que está na voz do Magistério e nos dá a segurança de estar no caminho certo para Céu.

“Cor ad Cor loquitur”; que significa “O coração fala ao coração”


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 22 de agosto de 2010

Confira abaixo imagens e um pequeno vídeo da palestra do sacerdote diocesano e mestre em Antropologia, Adílson Ramos de Melo, durante o VI Módulo da Escola de Formação de Fé e Política da Arquidiocese de Montes Claros, que tratou, no último final de semana, do tema “Ética, Espiritualidade e Ensino Social da Igreja”







Nenhum comentário: