ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O valor do perdão

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus é amor por excelência e por causa disso nos ama infinitamente e nos perdoa. Ele nos quer bem gratuitamente porque nos criou para experimentar a grandeza da sua bondade.

A prova do amor que DEUS tem por nós é que ELE enviou o seu filho único e nos mostrou a via do amor total e do perdão sem medida. Jesus nos alerta sempre para julgarmos os irmãos na mesma medida Deus nos julgará. Nós somos criaturas finitas na terra e ainda somos falhos. Podemos ter uma visão obscura da realidade e não deixamos que a verdade seja plena no nosso meio. A verdade está em Cristo e, se cada vez mais, deixarmos mergulhar nela, cada vez mais poderemos praticá-la em nossa ação diária, e a justiça acontecerá em nosso meio cotidiano.

A liturgia da Igreja nos fala do perdão. O missionário de Cristo deve configurar a vida no Cristo que nos exorta sempre para viver. Jesus, no Evangelho de Mateus, mostra o valor do perdão, dando a resposta a Pedro que acha que, perdoando sete vezes, chegaria na plenitude e isto bastava. Mas Jesus o responde de modo categórico: devemos perdoar setenta vezes sete. Isto quer dizer para nós que o perdão é infinitamente.

Se quisermos ter esse amor na nossa vida e receber o amor pleno de Deus, devemos entrar na escola do perdão. Somos um povo peregrino e, com certeza, no caminho que percorremos - em nosso trabalho, na família, na sociedade e na comunidade igeja que frequentamos -, muitas vezes somos ofendidos, desrespeitados e desvalorizados na nossa dignidade. Não podemos ficar no rancor, na mágoa e no ódio e sim na prática do perdão sincero entre nós.

Desta maneira, seremos luzeiros e testemunhas desse perdão de Deus para nós porque também perdoamos. Sejamos misericordiosos com nossos irmãos que falham, pois também falhamos e pecamos. Que Deus seja louvado em nossa vida sempre!

Deus Caritas est!


Bacharel em Teologia, José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 12 de agosto de 2010

Nenhum comentário: