ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O voto é importante

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A democracia é uma conquista de todos. Nela podemos, pela consciência, escolher livremente e dá o nosso voto. Este não é apenas um gesto voluntário da pessoa cidadã, mas tem uma importância muito grande, porque nós delegamos a alguns o direito e o dever de fazer leis justas e defender o bem comum de todos. Cada poder tem o seu papel importante.

O Poder Executivo de conduzir a Nação, o Estado e a Prefeitura, seguindo a Constituição e formulando também mudanças para adequar as novas realidades que surgem em cada tempo. O Poder Legislativo são os que elaboram as leis, os que propõem mudanças nelas. Também tem função fiscalizadora para que não haja abusos e nem violações nos direitos mais fundamentais da pessoa humana.

O Poder Judiciário é julgador das leis e das ações que são impetradas para encontrar a verdade, a justiça e que nenhum direito seja usurpado pela ganância de alguns ou daqueles que burlam as leis em prejuízo de um setor ou da coletividade. Então, este Poder tem as atribuições de julgar, aplicar as leis, garantir a execução das mesmas e reparar as relações jurídicas violadas.

Segue uma parte do artigo de Dom Paulo Mendes Peixoto, Bispo de São José do Rio Preto (SP), “Valor do Voto”, tirado dos sites www.zenit.org e www.cnbb.org.br, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na terça-feira, 10 de agosto de 2010. “A minha palavra é destinada a todos os diocesanos e às pessoas cidadãs, de boa vontade, querendo assim contribuir para a vida do nosso povo no momento tão especial como estamos agora vivendo, com a chegada das Eleições. Faço isto vendo a grande importância da participação política dos cristãos na vida social, para construir uma sociedade fraterna, justa e solidária”.

“É importante acompanhar o processo político, vendo de perto o perfil dos candidatos para criar consciência e responsabilidade, ajudando assim nos destinos do País e do Estado. Sabemos que o papel do eleitor vai além do seu voto. Começa pelo conhecimento dos candidatos, sua vida, atuação, propostas e posturas apresentadas. Continua depois, acompanhando a gestão dos que forem eleitos” (“Valor do Voto”, tirado dos sites www.zenit.org e www.cnbb.org.br, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na terça-feira, 10 de agosto de 2010).

“A sociedade almeja uma ética na política e uma coerência dos políticos. Não é por acaso que tivemos a iniciativa popular para criar a Lei chamada ‘Ficha Limpa’. Para que ela seja aplicada, efetivamente, é preciso haver uma mudança de mentalidade e de ação, tendo em vista uma política marcada por princípios e valores éticos fundamentais para o povo” (“Valor do Voto”, tirado dos sites www.zenit.org e www.cnbb.org.br, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na terça-feira, 10 de agosto de 2010).

“A Palavra de Deus e a Doutrina Social da Igreja, seguramente credenciadas por uma prática histórica milenar, podem dar fundamentos para isto. Aí os candidatos devem buscar os critérios de ação, dando aos eleitores as bases para o exercício da cidadania para um voto consciente e comprometido podendo, dentro do processo, agir com co-responsabilidade” (“Valor do Voto”, tirado dos sites www.zenit.org e www.cnbb.org.br, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na terça-feira, 10 de agosto de 2010).

Cada eleitor deve ter a consciência em votar naqueles que podem fazer a diferença no mundo, construindo a justiça social, defender a vida desde a concepção até a morte, procurar o bem comum de todos e promover a paz. A política é uma oportunidade de prevalecer o bem e oportunidade para todos, tirando os privilégios e permitindo que todos tenham vez e voz na sociedade e em todo lugar. Assim estamos exercendo a cidadania nos direitos e deveres.


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 26 de agosto de 2010

ACESSE
www.zenit.org
www.cnbb.org.br

Nenhum comentário: