ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A pessoa tem valor pelo que ela é e não pelo que ela tem

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Nós somos cristãos porque seguimos o que Cristo nos fala através da Sua Palavra que está nos Evangelhos, no Testemunho dos Apóstolos, na Palavra do Magistério e no Testemunho da Vida dos Santos. Jesus sempre buscou as pessoas e chamou-as pelo nome. Não havia discriminação de condição social, raça ou cor. Não importa se era simples ou letrada. Ele as capacitava e o Reino de Deus ia acontecendo. A justiça e a fraternidade se tornavam realidade e a vida acontecia. Jesus aconselhava a não ter acúmulos e nem bens em excesso, que não deixa ser feliz plenamente.

''Quem tem esperança vive de um modo diferente, pois foi lhe dada uma vida nova'', explica o Papa no Ângelus deste domingo, dia 8. O Papa Bento XVI refletiu sobre o Evangelho do dia e destacou “as palavras de Jesus sobre o valor da pessoa aos olhos de Deus e sobre a inutilidade das preocupações terrenas" - notícia tirada do site www.cancaonova.com em 08-08-2010.

"Não se trata de um elogio ao desempenho, mas pelo contrário, ouvindo o convite de Jesus dizer: ‘Não temais, pequeno rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino’, o nosso coração abre-se a uma esperança que ilumina e transforma a vida. A porta obscura do tempo, do futuro, encontra-se aberta de par em par’", disse - notícia tirada do site www.cancaonova.com em 08-08-2010.

O Papa frisou que "quem tem esperança vive de um modo diferente, pois foi lhe dada uma vida nova”. E explicou que "no Evangelho de hoje, Jesus, através das três parábolas, ilustra a expectativa da realização da 'jubilosa esperança': a sua vinda. Ela deve impulsionar ainda mais a uma vida intensa, cheia de boas obras” - notícia tirada do site www.cancaonova.com em 08-08-2010.

“Vendam os seus bens e deem o dinheiro em esmola. Façam bolsas que não envelhecem, um tesouro que não perde o seu valor no céu: lá o ladrão não chega, nem a traça o corrói”. É um convite a usar as coisas sem egoísmo, sede de poder ou domínio, mas segundo a lógica de Deus, a lógica da atenção ao outro, a lógica do amor, sublinhou Bento XVI - notícia tirada do site www.cancaonova.com em 08-08-2010.

E ressaltando a lógica do amor, o Santo Padre lembrou os santos que se celebrarem nesta semana. Pessoas que souberam viver a sua vida em Deus. Neste domingo (08), a Igreja recorda São Domingos de Gusmão, fundador no século XIII da Ordem Dominicana, que desempenha a missão de educar a sociedade sobre a verdade da fé, preparando-se ao estudo e à oração. O Papa lembrou também que, no próximo dia 10, a Igreja celebra o Santo Diácono Lourenço, mártir do Século III; e Santa Clara de Assis, no dia 11, que prosseguindo a obra franciscana, funda a Ordem das Clarissas.

Bento XVI recordou que a Igreja celebrará também dois mártires que partilharam o mesmo destino em Auschwitz. Trata-se da carmelita Santa Teresa Bendita da Cruz (Edith Stein), no dia 09, e São Maximiliano Maria Kolbe, no dia 14 próximo, sacerdote franciscano fundador da Milícia de Maria Imaculada. "Ambos viveram o tempo obscuro da 2ª Grande Guerra Mundial (1939-1945), sem perder de vista a esperança, o Deus da vida e do amor", destacou - notícia tirada do site www.cancaonova.com em 08-08-2010.

Com estas palavras do Papa, somos encorajados a ser cristãos autênticos e não de carteirinha, que pensam que são mais que os outros e atrapalham os outros a entrar no Reino de Deus. Este é de todos, principalmente dos pobres, doentes e excluídos da nossa sociedade, da nossa Igreja e da nossa comunidade, que se isolam nos seu “pseudo-julgamentos”, aniquilando iniciativas, vocações e vontades de trabalhar para o bem comum.

Jesus é o Senhor. E que fiquemos unidos a Ele na vigilância das nossas ações de caridade que leva vida abundante para todos. Amém!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

CLIQUE AQUI E ACESSE
Canção Nova

Texto pensado, produzido e escrito em 08 de agosto de 2010

Nenhum comentário: