ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 21 de agosto de 2010

"Quem reza nunca está sozinho"

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A oração nos faz aproximar de Deus e assim não nos sentimos sozinhos. Quando estamos vivendo em comunidade, nós aprendemos a estar sempre em intimidade com Deus. Mas, para estar em comunhão com Ele, precisamos estar unidos aos nossos irmãos na grande família de Deus que é a Igreja.

São Lucas apresenta o Pai Nosso em uma forma mais breve que a do Evangelho de São Mateus, que entrou em uso comum. Estamos defronte às primeiras palavras da Sagrada Escritura que aprendemos desde criança. Elas se imprimem na memória, moldam nossa vida, acompanham até o último suspiro. Elas nos revelam que nós não somos filhos de Deus de maneira já completa, mas que devemos nos tornar seus filhos e sê-lo sempre mais mediante uma comunhão mais profunda com Jesus. “Ser filhos se torna o equivalente a seguir Cristo” (Bento XVI, Gesù di Nazaret, Milão 2007, p. 168 - artigo tirado de http://www.zenit.org/article-25610?l=portuguese).

Jesus nos ensina que as preocupações devem estar no quotidiano e pedir o pão nosso de cada dia que deve ser obtido pelo nosso esforço, trabalho e também da ajuda aos que mais precisam que são os doentes, os pobres e esquecidos da nossa sociedade capitalista.



E precisamente pelas necessidades e dificuldades de cada dia, Jesus exorta com vigor: “portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta” (Lc 11, 9-10). Não é um pedido para satisfazer os próprios desejos, mas sim para manter viva a amizade com Deus, que - diz sempre o Evangelho -, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem” (Lc 11, 13) - artigo tirado de http://www.zenit.org/article-25610?l=portuguese.

Experimentaram-no os antigos “padres do deserto” e os contemplativos de todos os tempos, tornando-se, com motivo da oração, amigos de Deus, como Abraão, que implorou ao Senhor que salvasse os poucos justos do extermínio da cidade de Sodoma (Cf. Gn 18, 23-32). Santa Teresa d’Ávila convidava suas irmãs de comunidade, dizendo: devemos suplicar a Deus que nos livre de todo o perigo e sempre tire todo o mal. E o quão imperfeito seja o nosso desejo, esforcemo-nos em insistir nesse pedido. Que custa tanto pedir, se nos voltamos para o Todo-Poderoso?” - Cammino, 60 (34), 4, in Opere complete, Milão 1998, p. 846 - artigo tirado de http://www.zenit.org/article-25610?l=portuguese.

Sempre que rezamos o Pai Nosso, a nossa voz se une à da Igreja, porque quem reza nunca está sozinho. “Cada fiel deverá buscar e encontrará na oração cristã o próprio caminho, o próprio modo de rezar, e se deixará conduzir pelo Espírito Santo, que o levará, por meio de Cristo, ao Pai” (Congregação para a Doutrina da Fé, Alcuni aspetti della meditazione cristiana, 15 de outubro 1989, 29: AAS82 [1990], 378 - artigo tirado de http://www.zenit.org/article-25610?l=portuguese.



Em cada 25 de julho, celebra-se a Festa do Apóstolo São Tiago, o Maior, que deixou o pai e o trabalho de pescador para seguir Jesus, sendo o primeiro dos apóstolos a dar a vida por Ele. De coração, dirijo um pensamento especial aos peregrinos presentes em Santiago de Compostela! Que a Virgem Maria nos ajude a redescobrir a beleza e a profundidade da oração cristã - artigo tirado de http://www.zenit.org/article-25610?l=portuguese.

Com as palavras do nosso Papa, devemos com coragem assumir a missão de sermos verdadeiros seguidores de Cristo e que este mundo não se contamine com as ações más e que o bem seja de fato propagado em todas as direções. Assim o Reino de Deus se faz presente na sociedade, na família, na Igreja e em todos os lugares. Que a paz supere o ódio e a divisão e que todos se sintam acolhidos na fraternidade e na solidariedade.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 20 de agosto de 2010

ACESSE
www.zenit.org

Veja abaixo vídeos da cantoria popular da marujada nas Festas de Agosto deste ano em Montes Claros durante as celebrações do levantamento do mastro do Divino Espírito Santo realizadas ontem à noite e que saíram em procissão da Praça Santa Efigênia no Bairro Operário-Cultural Morrinhos



Nenhum comentário: