ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Para religiosa, sociedade contemporânea "está doente com a falta de significados" dos meios de comunicação sociais

Teorias da Comunicação foi o tema da palestra da manhã desta quarta-feira (11), ministrada pela professora da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), Irmã Joana Puntel. Ela fez uma crítica à ideia que circula na área da comunicação de que a produção midiática atende ao que o "povo" quer. "O 'povo' quer este produto da mídia ou é o que lhe é oferecido? É preciso perceber o que as pessoas têm necessidade e não sabem pedir. A sociedade está doente com a falta de significados, mas não sabe pedir", analisou a religiosa. As aspas na palavra "povo" são dos editores deste blog, que consideram este vocábulo muito vago.

À tarde, os estudantes retornaram para as oficinas com aulas práticas de rádio, internet, jornal impresso, jornal mural, teatro e vídeo. De acordo com a secretária executiva do Regional Norte I, Irmã Maria do Carmo, o encontro está respondendo satisfatoriamente às expectativas. "Constatamos isso pela assiduidade e a receptividade e, principalmente, pelo retorno dos participantes tanto na parte teórica como na prática, na execução dos laboratórios", afirmou.

Segundo Irmã Maria do Carmo, a equipe de assessoria tem sido muito presente e atuante na transmissão dos conteúdos que, em si, trazem exigências e desafios na parte de conhecimento para cada participante. Para a assessora da oficina de jornal impresso e jornal mural, Elen Marques, o entusiasmo do grupo é contagiante. "Eles demonstraram muito interesse nesta primeira etapa sobre a concepção e produção de jornal impresso. Puderam aprender sobre a forma correta de redigir matérias e sobre a construção de um projeto editorial e um projeto gráfico. A partir de hoje, iniciamos a segunda etapa que é jornal mural quando estão com expectativas para aplicar este meio de comunicação de paróquia", contou.

Um completa o outro

Para Elen, os dois tipos de informativo se completam dentro do objetivo de manter a comunidade informada sobre as atividades paroquiais, promover a integração entre os próprios agentes pastorais e também ser elo entre a Igreja e a diocese local. O Curso de Comunicação do Regional Norte I, em Manaus (AM), prossegue até o próximo sábado, 14 de agosto, em Manaus (AM), e tem o apoio dos Regionais Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo), Sul I (São Paulo) e Sul III (Rio Grande do Sul).

ACESSE
www.cnbbleste2.org.br

Nenhum comentário: