ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Festa da Natividade de Maria, Mãe de Jesus e nossa também

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

É celebrada no dia 08 de setembro de cada ano a Festa da Natividade de Nossa Senhora, Maria, a mulher perfeita que Deus criou. Que data importante para nós, cristãos. Maria nasce sem pecado porque Deus quis assim. Quem somos nós para não concordar com a vontade divina.

Neste dia, comemora-se o nascimento da Virgem Maria. Por ela, a humanidade pode passar da escravidão do pecado até a amizade com Deus, já que esse evento é precursor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como é bom saber disso e acreditar... Se não fosse um sim... Depois de crescida para ser a mãe do Nosso Redentor...

Esta data é celebrada desde o início do Cristianismo, no Oriente. E, no Ocidente, desde o século VII. O profundo significado desta festa é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria para ser a Mãe o Nosso Salvador. Olha que maravilha que Santo André de Creta proclamou no Ofício das Leituras.

“Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la”. A Igreja Católica Apostólica Romana também nesse dia comemora todos os títulos de Maria que não têm festa especial, como Nossa Senhora Menina, Nossa Senhora do Monte Serrat, Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora de Campanha.

Amamos Maria porque ela foi uma mulher corajosa e não teve medo de dizer sim a Deus. Assumiu a gravidez e os riscos dela, pois ela era virgem e estava prometida em casamento a José. Imagine se ela abortasse esta criança por medo dos preconceitos da época contra a mulher... Nós não teríamos a liberdade e a salvação trazidas por Jesus Cristo que doou a sua vida na cruz (Cf. Lc 1, 26-55 e Cf. Mt 1, 18-25).

Jesus nunca se misturou ou negociou com os poderes dominantes da sua época e sim sempre os questionou para que abrissem o coração para enxergar que Deus Pai é a favor da vida, dos pobres dos excluídos e dos que não têm vez e nem voz. Jesus pede para vivermos o mandamento do amor que dá a dignidade a toda pessoa humana.

Hoje é preciso ter cristãos em todas as esferas das nossas sociedades e comunidades para que tenham coragem, como profetas, de dizer não às pessoas que querem tirar a vida dos inocentes e dos doentes em fase terminal. É preciso fazer uma política pública a favor da vida, a favor da gestante em risco da gravidez não esperada por causa da violência que a própria sociedade hedonista, capitalista e consumista gerou.

Devemos combater todos que trabalham contra a vida. Um inocente que é gerado tem direito à vida. Se queremos uma sociedade justa, precisamos ter os nossos diretos humanos respeitados e garantidos. Cumprimos nossos deveres como cidadãos deste mundo, mas conscientes somos mais e peregrinos para a Casa Eterna do Pai, onde é a morada dos anjos, dos santos e de todos os homens e mulheres que cumpriram a vontade de Deus e foram coerentes no seu agir em vista do bem comum, da vida, da justiça e da paz para todos.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 06 de setembro de 2010

Nenhum comentário: