ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

“O verdadeiro bem é ficar perto de Deus” (Bento XVI)

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus nos fez criaturas para estar em comunhão com Ele e com todos. O mundo é o lugar sagrado onde os filhos de Deus têm uma morada temporária. Somos um povo que caminha e sabe para onde vai. Alguém já apontou o caminho seguro. Jesus já nos disse que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Sem Ele, nada podemos fazer. Não adianta fazer planos e projetos onde Deus não tem o seu devido lugar, que é a defesa da vida da criança, desde a concepção até a morte natural. Não podemos ser hipócritas. Devemos partilhar, ser generosos e solidários com os mais fracos, com os doentes e indefesos da nossa sociedade moderna, que exclui os que nada podem fazer e que dependem da nossa ajuda e caridade.

Olhar para Cristo “como um modelo de humildade e de gratuidade”. É o convite feito pelo Papa Bento XVI no Ângelus do último domingo, 29 de agosto, comentando a Parábola do Evangelho de hoje, quando Jesus afirma que, “quando você for convidado para uma festa de matrimônio, não se coloque no primeiro lugar, porque talvez exista um convidado mais digno do que você, e aquele que o convidou pedirá para que você dê o seu lugar" (notícia recebida por e-mail: diocese@arquidiamantina.org.br, em 30/08/2010).

O último lugar, disse o Papa aos peregrinos reunidos no pátio interno da Residência Apostólica de Castel Gandolfo, pode “de fato, representar a condição da humanidade degradada pelo pecado, condição da qual só a encarnação do Filho Único pode reerguê-la”. “Por isso, Cristo mesmo tomou o último lugar no mundo - a cruz -, e, precisamente com esta humildade radical, nos redimiu e nos ajuda constantemente", acrescentou Bento XVI citando sua encíclica ‘Caritas in veritate'” (notícia recebida por e-mail: diocese@arquidiamantina.org.br, em 30/08/2010).

“Mais uma vez, portanto, disse o Santo Padre, olhamos para Cristo como modelo de humildade e de gratuidade: d’Ele aprendemos a paciência nas tentações, a mansidão nas ofensas, a obediência a Deus na dor, esperando que Aquele que nos convidou nos diga: ‘Amigo, vem mais perto!’; o verdadeiro bem, de fato, é ficar perto d’Ele”. O Papa citou em seguida São Luis IX, Rei da França, que colocou em prática o que está escrito no Livro de Sirácida (ou Eclesiástico). “Quanto maior você for, mais humilde deve ser, e você encontrará graça diante do Senhor” (notícia recebida por e-mail: diocese@arquidiamantina.org.br, em 30/08/2010).

Bento XVI lembrou ainda que, hoje, recordamos o martírio de São João Batista, “o maior entre os profetas de Cristo, que soube renegar a si mesmo para dar espaço ao Salvador, e sofreu e morreu por causa da verdade”. E concluiu pedindo a São João e à Virgem Maria que nos guiem no caminho da humildade para nos tornarmos dignos da recompensa divina (notícia recebida por e-mail: diocese@arquidiamantina.org.br, em 30/08/2010).

Antes de se despedir dos fiéis e peregrinos reunidos em Castel Gandolfo, Bento XVI destacou que, no próximo dia 1º de setembro, celebra-se na Itália o Dia da Salvaguarda da Criação, promovido pela Conferência Episcopal Italiana. É um evento já habitual, importante também no âmbito ecumênico. “Este ano nos recorda que não pode existir paz sem o respeito pelo ambiente. De fato, temos o dever de entregar a terra às novas gerações em um estado tal que também elas possam dignamente habitá-la e conservá-la. Que o Senhor nos ajude nesta tarefa” (notícia recebida por e-mail: diocese@arquidiamantina.org.br, em 30/08/2010).

Com estas palavras do nosso Papa e querendo ser um autêntico seguidor de Cristo, devemos procurar o último lugar, onde se assentam todos aqueles que não têm vez e nem voz, os renegados dos direitos à vida digna, os explorados no trabalho, na vida e no salário, os que se submetem à exploração para ganhar o sustento mínimo para viver. Nesses últimos lugares estão também as vidas indefesas das crianças, tanto no ventre materno, como nas famílias que vivem com migalhas da sociedade capitalista que as gerou.

Jesus vem trazer vida plena para todos e ninguém fica de fora do banquete da vida. Pobres, aleijados, mendigos, doentes, idosos também podem ter assento nesta mesa que Deus prepara para todos, sem qualquer discriminação.


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 31 de agosto de 2010

ACESSE
www.arquidiamantina.org.br

Nenhum comentário: