ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O cristão deve viver e agir no amor solidário

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

A liturgia nos habilita e nos capacita para vivermos o novo mandamento que Jesus resumiu no amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos (Cf. Mt 22, 37-40). A vivência na comunidade, na sociedade e na família nos transforma em pessoas renovadas e salvas pelo poder de Deus que dá a sua graça, em seu Filho Jesus Cristo, em nossa vida.

O Livro dos Provérbios nos ensina que a Palavra de Deus é o instrumento eficaz para a nossa edificação. É um escudo seguro que podemos abrigar porque lá encontramos toda a verdade para a nossa salvação. Não é preciso acrescentar nada. Não pode mudar a vontade de Deus, se não passamos por mentirosos.

A existência humana é breve e não podemos recusar as verdades de Deus. Devemos ser coerentes e fiéis, afastando tudo que é mal, como a mentira e a falsidade. Não podemos ter muito porque podemos negar e questionar: Quem é o Senhor? E também não podemos ter pouco, ou ficar na situação de empobrecimento material e intelectual, isto é, na penúria, para não correr o risco de roubar ou profanar o nome do Senhor, pois Deus é Bom (Cf. Pr 30, 5-9).

A Palavra de Deus é luz que nos guia em caminhos seguros. Devemos viver o amor solidário, isto é, ir ao encontro dos que estão desprovidos, escravizados pelo mal e os que são excluídos da nossa sociedade em geral.

Jesus dá autoridade aos seus apóstolos, os doze que vão ter a missão de levar a Boa Nova, ter domínio contra o mal, curar os doentes, endireitar os caminhos do Senhor, dar orientação segura da mensagem de Cristo que nos liberta e salva. Jesus dá a ordem aos seus apóstolos para que não levem muitas coisas e, onde forem bem recebidos, a graça descerá em abundância sobre esse lugar e, onde forem recusados a recebê-los, tudo retornará para eles. Assim nada ficará despercebido por Deus (Cf. Lc 9, 1-6).

O missionário da Palavra de Deus não precisa de muita coisa, pois a maior riqueza que é levada é Cristo vivo e ressuscitado. Somos cristãos para levar a comunhão entre os irmãos e ser porta-vozes de Cristo no mundo. Devemos nos revestir da armadura de Cristo, pois a obra é de Deus e nós somos seus servos.

A cada dia, Deus nos abastece com o necessário para que a vida seja respeitada em sua integridade. O cristão não pode omitir na sua missão no mundo. Não podemos nos acomodar com o nosso bem-estar, enquanto muitos ficam à margem da vida. Devemos defender a vida em todos os sentidos, desde a concepção até a morte natural. Devemos ser profetas deste século XXI, época de confusas concepções de vida e que quer tirar Deus das atividades humanas, políticas, sociais, econômicas, etc.

A religião tem um papel importante na sociedade, sela ela qual for. Esta nos ajuda a encontrar o norte e fazer as correções nas nossas atitudes que sejam contrárias às leis de Deus. "Sem a ajuda corretiva da religião, a razão pode ser também presa de distorções, como quando é manipulada pelas ideologias ou se aplica, de forma parcial, em detrimento da consideração plena da dignidade da pessoa humana", afirmou o Papa na sua visita a Grã-Bretanha (FONTE: www.zenit.org, com acesso em 18/09/2010).

Portanto, não tenhamos medo de sermos apóstolos do Senhor neste tempo conturbado e que o bem vença o mal, que a ganância dê lugar à partilha, o ódio para o amor e o egoísmo para a fraternidade nesta grande família humana e divina de Deus que formamos.

Amém!

“Ait autem illi: ‘Diliges Dominum Deum tuum in toto corde tuo et in tota anima tua et in tota mente tua: hoc est magnum et primum mandatum. Secundum autem simile est huic: Diliges proximum tuum sicut teipsum. In his duobus mandatis universa Lex pendet et Prophetae’.” (Mt 22, 37-40)


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 21 de setembro de 2010

ACESSE
www.zenit.org

Nenhum comentário: