ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“O Senhor é muito bom para com todos; sua ternura abraça toda criatura; Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou” (Sl 144)

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus é criador de tudo que existe. Ele cria todas as coisas antes de criar o homem e a mulher. Ele cria todas as condições para que a vida exista e surja no seu esplendor. A pessoa humana tem a existência para a felicidade (Cf. Gn 1-2). O mal que se implantou no mundo é ausência do bem, pois Deus não criou o mal. A liberdade é o maior dom que Deus deu ao ser humano, mas o seu mal uso provocada pela desobediência trouxe a morte, a violência, a mentira, o engano, a injustiça, a infidelidade, a imoralidade, a corrupção, a falta de ética, etc (Cf. Gn 3-11).

Deus é favor da vida e está na história da salvação. Ele caminha, ensina, educa, adverte através dos profetas nos seus oráculos de Deus e ainda nos exorta através da sua Palavra proclamada com coragem pela Sua Igreja.

A história da salvação da humanidade está em vista do Cristo, o único que revela Deus-Amor na sua encarnação, na sua vida, na sua paixão, na sua morte e na sua ressurreição. O Antigo Testamento se encontra no Novo Testamento. No centro está Cristo, Nosso Senhor e Salvador. Deus é misericordioso e nos ama de maneira infinita. Ele tem um carinho muito especial pela sua criatura.

Jesus nos ensina a via do amor que é a mão estendida que acolhe o pecador, cura e perdoa, restaura a pessoa por inteiro. Ao pecador, Ele o liberta de toda a escravidão, cegueira e lhe dá autonomia, dizendo tua fé te curou, vá e não peques mais (Cf. Jo 5, 1-16). O pecado e o vício deixam desfigurados o homem e a mulher, deformando também a imagem de Deus que está na pessoa humana desfigurada e mutilada.

O amor de Deus atinge toda criatura, em um abraço terno e cheio de brandura. Um amor que ultrapassa as barreiras do rancor, do medo, do ódio e da morte, trazendo à pessoa uma nova realidade transformadora e regeneradora. Assim nos tornamos pessoas convertidas e participantes da vida abundante que Deus promete a cada um que lhe obedece e o teme. O temor de Deus é nada mais reconhecer Deus como fonte de todo o amor e a sua infinitude e bondade que derramam a todos que buscam o bem.


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 31 de agosto de 2010

CONFIRA VÍDEO DE TRECHO DA MÚSICA "ASA BRANCA", CANTADA PELA EQUIPE DE ANIMAÇÃO LIDERADA POR ALDAIR FAGUNDES, DURANTE A SEGUNDA REUNIÃO AMPLA DE PASTORAL (RAP) DA ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS, ACONTECIDA NOS DIAS 27 E 28 DE AGOSTO DE 2010

Nenhum comentário: