ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Há dois caminhos...

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Estamos numa sociedade competitiva e globalizada [capitalista]. A economia é o principal foco no mundo. O dinheiro, muitas vezes, tem primazia em tudo, pois muitos acreditam que ter dinheiro é sinônimo de riqueza, poder e status. O cristão é chamado a fazer discernimento em relação ao dinheiro. Há dois caminhos a seguir: ou nos tornemos escravo dele e seremos prepotentes, ou escolhemos a justiça pelo bem comum, que quer dizer fazer o bom uso do dinheiro em prol de si e dos outros em busca da igualdade social.

No Livro do profeta Amós, há uma situação exploradora de comerciantes que queriam tirar proveito, de modo desonesto, no preço das mercadorias e no peso. Isto prejudicava os mais humildes trabalhadores do campo. A ganância não permitia o direito do outro. Mas o profeta diz que Deus está atento e os adverte dizendo. "Não esquecerei nenhum de vossos atos..." (Am 8, 4-7). Infelizmente hoje acontece isso. É o lucro pelo lucro, que explora e afeta até os mais pobres e os deixam excluídos do mundo e da vida. Isto não está no Projeto de Deus para toda a humanidade, pois Ele é o Deus da Vida e da Justiça para Todos.

O Apóstolo Paulo convida a uma oração universal, elevando aos céus "mãos puras" em favor de todos os homens e de todas as mulheres. Nossa oração encontra eco e é verdadeira se for expressão de uma vida de comunhão, com Deus e com os irmãos, fazendo a vontade daquele que é infinitamente bom e justo (Cf. 1 Tm 2, 1-8).

O Evangelista Lucas nos mostra Jesus narrando a Parábola do ADMINISTRADOR INFIEL (Cf. Lc 16, 1-13) que, sabendo que ia ser despedido, toma uma atitude de reduzir a dívida dos devedores, tornando-os assim amigos para um futuro de um pedido de ajuda deles. Dá a impressão então que Jesus, ao elogiar a atitude desse empregado infiel, que Ele é a favor da desonestidade e da corrupção, mas o significado desta Parábola que Jesus contou tem um grande ensinamento. Para entender melhor o que Jesus quis dizer, precisamos ver o contexto da época... ... ...

Naquela época, os administradores deviam entregar ao empresário uma determinada quantia. Os que conseguissem a mais ficava com eles. O que fez o administrador? Renunciou ao que lhe cabia nos negócios, isto é a diferença. Desse modo, ele agindo assim, na hora que ficasse desempregado, o que ele precisava era de amigo e não do dinheiro que acaba. Esta atitude dele que é elogiada por Jesus. Muitas vezes nós, que somos cristãos, não temos a coragem de ser bons e ter a atitude de luz que ilumina os que precisam da nossa ajuda.

Deus nos deu uma missão. Precisamos ter criatividade, zelo e dedicação na missão de evangelizador que leva a mensagem de Cristo a todos que precisam dela. Devemos ter atitudes de desapego, um espírito generoso e solidário. Ter tempo para Deus, para a família, para trabalhos sociais e pastorais e nos colocar em atitude de servidor.

Assim Jesus nos ensina: se ficarmos materialistas, então seremos escravos do dinheiro. Que retornemos nossa ação sempre para a ação solidária e para a coerência da fé de acordo com a vontade de Deus. Dessa forma, seremos justos em nossas atitudes na sociedade, na família e na comunidade Igreja.

Os valores cristãos vão ser a baliza e o norte da nossa vida. Agindo assim, tudo de mau será dissipado em nós: a ganância, a corrupção e o desejo de tirar vantagem em tudo, por dinheiro, sobretudo.

Que o Deus da Vida seja para nós o ideal a ser perseguido e que o mundo seja mais humano e cristianizado. A salvação está ao alcance de todos.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 15 de setembro de 2010

Nenhum comentário: