ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O desenvolvimento puramente econômico confrontado com a Ética e a sociabilidade humana

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus criou todas as coisas em uma ordem impecável, em uma disciplina que se completa em cada dia da criação. Esta ordem natural faz com que pensemos que Deus rege e faz o bem a todas as coisas. Ele dá uma missão muito importante ao homem e à mulher: a de “dominar” e “submeter” todas as coisas criadas, sem agredir a si mesmo e nem a natureza. Este domínio não é poder absoluto e de escravidão das coisas, mas o de conhecer a natureza das coisas e os seus segredos para que estejam a serviço da pessoa humana, em um equilíbrio de tudo que existe para o bem da humanidade (Cf. Gn 1, 2).

Não se pode agredir a natureza em uma exploração, sem medir as suas consequências que podem levar à destruição, catástrofes que levam à devastação, morte, desertificação e conflitos que destroem as harmonias da natureza com o ser humano.

“O papa Bento XVI nos lembra que o bem comum, a dignidade humana e o desenvolvimento sustentável são os princípios nos quais deveria se basear uma visão econômica inspirada pela ética”. Foi o que disse Bento XVI no discurso à Pontifícia Academia das Ciências Sociais (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 30/04/2010).

“O Papa iniciou seu discurso observando que a crise econômica atual desmente o princípio segundo o qual o mercado tem em si mesmo os mecanismos para se corrigir e se regular. A economia, ao invés, deve demonstrar que pode ser um exercício de responsabilidade orientado para a promoção do bem comum e do desenvolvimento das sociedades e das pessoas” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 30/04/2010).

“Além disso, para a Igreja, é a lei natural que deve inspirar ações políticas e sociais eticamente orientadas, inscritas na ordem da natureza desejada por Deus, segundo o princípio da subsidiariedade e da responsabilidade pelas futuras gerações” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 30/04/2010).

Seguindo esse raciocínio do nosso papa Bento XVI, podemos afirmar que a pessoa humana tem a responsabilidade de proteger este mundo e que o desenvolvimento deve estar a serviço do próprio homem, da própria mulher e do meio ambiente, preservando-os de modo sustentável. Esta prática da sociedade organizada, onde as autoridades públicas e todas as pessoas se sintam co-responsáveis pelo real progresso de todos, não prejudica a vida humana e nem a planetária.

“Et benedixit Deus diei septimo et sanctificavit illum, quia in ipso requieverat ab omni opere suo, quod creavit Deus, ut faceret.” (Gn 2, 3)


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 16 de setembro de 2010

ACESSE
www.h2onews.org

Nenhum comentário: