ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

É difícil preencher o vazio da falta de oração em família, diz papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Ser firme na verdade de Deus é estar em comunhão com Ele e com todos os irmãos e irmãs. O homem contemporâneo procura conhecimento e vai em busca de novas alternativas para a vida, para o progresso e para o bem estar. Nesta ânsia de busca, ele se atrapalha na verdade e acredita que nas coisas materiais estão todas as verdades da humanidade.

Nesta corrida, ele fica insensível aos problemas das pessoas que sofrem ou que estão na marginalidade. Ele considera os outros como supérfluos e provoca desigualdades entre as pessoas. Se voltarmos para Deus, vamos reconhecer Nele a pura verdade da história humana. Em Jesus que se fez Homem e habitou entre nós por causa do sim de Maria nos faz reconhecer que seremos tudo em Deus. Deus nos ama e nos dá o presente da vida eterna. Esta vida se faz em comunhão com Deus e com todos os irmãos e irmãs. Aprendemos muito na escola de Maria, pois ela nos leva a Jesus sempre.

''A Casa de Nazaré é Escola de Oração, onde se aprende a escutar, meditar, penetrar o significado profundo da manifestação do Filho''. O papa Bento XVI falou sobre a oração na Sagrada Família de Nazaré na Catequese desta quarta-feira (28/12). Foi o último encontro das quartas-feiras neste ano entre o sumo pontífice e os peregrinos.

"A Sagrada Família é ícone da Igreja doméstica, chamada a rezar em união. A família é Igreja doméstica e deve ser a primeira escola de oração. [...] Uma educação autenticamente cristã não pode prescindir da experiência de oração. Se não se aprende a rezar em família, será depois difícil preencher esse vazio. E, portanto, gostaria de dirigir a vós o convite a redescobrir a beleza de rezar juntos como família, na escola da Sagrada Família de Nazaré. E, assim, tornar-vos realmente um só coração e uma só alma, uma verdadeira família", destaca (1).

Nessa perspectiva, a família cristã reza na intimidade doméstica, "mas reza também junto com a comunidade, reconhecendo-se parte do Povo de Deus em caminho". O santo padre destacou que a Família de Nazaré é o primeiro modelo da Igreja em que, em torno da presença de Jesus e graças à sua mediação, vivem todos a relação filial com o Deus Pai, que transforma também as relações interpessoais e humanas.

O bispo de Roma ressaltou que é, através da oração, que nos tornamos capazes de aproximarmo-nos de Deus com intimidade e profundidade. "A Casa de Nazaré, de fato, é uma Escola de Oração, onde se aprende a escutar, a meditar, a penetrar o significado profundo da manifestação do Filho de Deus, através do exemplo de Maria, José e Jesus. [...] Na Escola da Sagrada Família, nós compreendemos porque devemos ter uma disciplina espiritual, se queremos chegar a ser alunos do Evangelho e discípulos de Cristo", explicou (1).

Maria é o modelo insuperável da contemplação de Cristo, pois o é no seu ventre que o Filho se formou e tomou dela também uma semelhança humana. "À contemplação de Jesus, ninguém se dedicou com tanta assiduidade quanto Maria. As lembranças de Jesus, fixadas na sua mente e no seu coração, marcaram cada instante da existência de Maria. Ela vive com os olhos sobre Cristo e valoriza cada uma de Suas palavras. [...] A atitude de Maria diante do Mistério da Encarnação, atitude que se prolongará em toda a sua existência: conservar todas as coisas, meditando-as no seu coração".

A capacidade de Maria de viver do olhar de Deus é contagiante. O primeiro a fazer tal experiência é São José. "O Evangelho, como sabemos, não conservou nenhuma palavra de José: a sua presença é uma presença silenciosa, mas fiel, constante, operosa. [...] Assim, no ritmo das jornadas transcorridas em Nazaré, entre a simples casa e a oficina de José, Jesus aprendeu a alternar oração e trabalho, e a oferecer a Deus também o cansaço para ganhar o pão necessário à família" (1).

Outro episódio que vê a Sagrada Família de Nazaré reunida em um evento de oração é quando Jesus, aos doze anos, dirige-se com os seus pais ao Templo de Jerusalém. “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (Lc 2, 49). Após três dias de busca, os seus pais encontram-No no Templo, sentado entre os Mestres, que o escutavam e interrogavam (cf. 2, 46).

À pergunta sobre o porquê fez isso com seu pai e sua mãe, Ele responde que fez somente aquilo que deve fazer o Filho, isto é, estar junto ao Pai. Assim, Ele indica quem é o verdadeiro Pai, qual é a verdadeira casa, que Ele não fez nada de estranho, de desobediente. “Permaneceu onde deve estar o Filho, isto é, junto ao Pai, e sublinhou quem é o seu Pai", explica Bento XVI.

Assim, a palavra "Pai" abre o mistério e é a chave do mistério de Cristo que é o Filho, e abre também a chave do mistério nosso como cristãos, que somos filhos no Filho. "Ao mesmo tempo, Jesus ensina-nos como ser filhos, exatamente no estar com o Pai em oração. O mistério criptológico, o mistério da existência cristã está intimamente ligado, fundado na oração" (1).

O encontro do santo padre com os cerca de oito mil fiéis reunidos na Sala Paulo VI, no Vaticano, aconteceu às 10h30 (horário de Roma - 7h30 no horário de Brasília, capital do Brasil). A reflexão faz parte da "Escola de Oração", iniciada pelo papa na Catequese de 04 de maio. O sumo pontífice iniciou uma nova seção dedicada a Jesus e sua oração, na Catequese de 30 de novembro.

Na saudação aos fiéis de Língua Portuguesa, o papa salientou: "Amados peregrinos de Língua Portuguesa, a minha saudação amiga, vendo a vossa presença como a ocasião propícia para confiar ao Pai do Céu as vossas famílias e os sonhos de bem que abrigam no coração. Recebei, como penhor de paz e consolação, a minha Bênção Apostólica".

As palavras do papa nos levam a compreender que a oração, a meditação e a reflexão nos permitem chegar a Deus numa vida voltada para o Bem. Na família, aprendemos a amar a Deus e aos irmãos. Na família, aprendemos a rezar juntos, pois é na família que se mergulha na Família de Nazaré.

Maria, José e Jesus são o modelo para todas as famílias. Se queremos ser filhos no Filho de Deus, precisamos aprender estar ligados na intimidade com Deus. Assim, durante a nossa existência humana devemos procurar a sabedoria que vem de Deus. Ter palavras santas e agir em conformidade com a vontade de Deus.

Desse modo, o mundo torna-se uma grande família onde todos possam conviver harmoniosamente, mesmo com as diferenças de raças, de cultura, de religião e de política.

Salve Deus sempre e que Maria seja a nossa estrela guia que nos leve a Jesus.

Amém!


(1) > www.cancaonova.com

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 29 de dezembro de 2011

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE VÍDEO NA INTERNET
(para vê-lo, basta clicar no título abaixo)
"Alegria", por Cartola
SAIBA MAIS SOBRE CARTOLA CLICANDO AQUI

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

Nenhum comentário: