ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Reunião da Pastoral da Comunicação é hoje

Em reunião da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros no dia 28 de novembro de 2011, no Colégio Marista São José, com a participação do padre Antônio Brígido de Lima (atual coordenador), do Irmão Roque Plínio Loss, do Irmão Benedito Odeto de Lima, de Aparecido Camelo de Oliveira (diretor do Colégio), Viviane Carvalho, Fredson Lauton e João Renato Diniz Pinto, foi apresentado o assunto principal do encontro: as orientações pastorais para shows e demais eventos católicos.

A necessidade dessas orientações veio à tona por causa dos transtornos ocasionados à imagem da Igreja católica no Norte de Minas Gerais em virtude da má organização na realização do último show do padre Fábio de Melo, em Montes Claros (MG), no segundo semestre deste ano de 2011. Nesta reunião do dia 28/11, foi discutido um novo projeto para a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana e essas orientações pastorais para shows e eventos católicos estão como primeiro objetivo. O Irmão Roque Plínio Loss se baseou na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e em Documentos da Igreja para argumentar que é preciso mais critérios na liberação desses acontecimentos tão importantes para toda a região.

“A Igreja é formada por cidadãos que devem conhecer e seguir as normas de nossa Constituição Federal como consta no Artigo 1º. Vários artigos da mesma referem-se à apresentação de shows, onde há necessidade do uso do som e outros serviços (segurança, limpeza...). Quando pessoas ligadas à Igreja quiserem apresentar shows e outras manifestações de cunho religioso, além do respeito às normas da Constituição Federal, há necessidade de levar em conta o que a Igreja particular determina sobre tais eventos. Quanto à Constituição Federal, vejamos o que existe sobre isso. O Parágrafo VI do Artigo 5° diz: ‘É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e às suas liturgias’. Diz o Artigo 222, Item 3º: "Os meios de comunicação social eletrônicos, independentemente da tecnologia utilizada para a prestação de serviço, deverão observar os enunciados no Art. 221, na forma de lei específica, que também garantirá a propriedade de profissionais brasileiros na execução de produções nacionais’. O Artigo 220 diz no Item 3º (Parágrafo II): ‘Compete à Lei Federal estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderam de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no Art. 221, bem como de propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente’. O Artigo 21 (Parágrafo XII) alerta que 'compete à União explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão: a) dos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens’".

Na reunião da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana de 28/11, foi pensado que, diante das exigências modernas para a realização de shows e demais eventos católicos, é dever da Igreja alertar as pessoas, sejam elas de boa vontade ou não, católicas ou não, cristãs ou não, para esta difícil realidade contemporânea. Hoje a complexidade (a lista de exigências) para a realização de eventos, sejam eles católicos ou não, é quase infinita. Há irresponsabilidade nos pedidos de patrocínios, talvez por certa inocência dos organizadores de determinada promoção.

É preciso MAIS FORMAÇÃO nessa área para os agentes de pastoral e outras pessoas da Igreja particular de Montes Claros na questão, por exemplo, a da obrigação do contratante do show para o contratado, e vice-versa. A segurança dos eventos foi outro ponto tocado na reunião. Também é preciso MAIS FORMAÇÃO nessa questão, ainda mais no mundo de hoje.

A próxima reunião da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana ficou marcada para o dia 13/12, às 20h, no Colégio Marista São José, mas foi remarcada para o dia 19/12, no mesmo horário e local, para que o arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura, possa participar e ficar por dentro das decisões, como uma possível permissão do arcebispo para shows e demais eventos católicos na área jurisdicionada pela Arquidiocese de Montes Claros. O Irmão Roque Plínio Loss avisou, nessa última reunião, que não poderá estar no próximo encontro pastoral em virtude de compromisso firmado com familiares neste final de ano. No entanto, desejou Feliz Natal 2011 e Próspero 2012 para todos, o que também são os votos de toda a Coordenação da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana.

Nenhum comentário: