ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ninguém concretiza o Evangelho sozinho, destaca pregador da Casa Pontifícia

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O batismo nos habilitou para ser missionários do Senhor. A Igreja nos fez filhos no Filho de Deus. Somos agraciados pelos dons do Espírito Santo. Cada dom que recebemos não pode ficar parado ou estagnado, mas colocados a serviço de todos. O mundo precisa ser transformado pelas nossas ações de transformação das coisas que estavam erradas para as boas obras. O mundo se cristianiza e humaniza com as boas ações dos cristãos.

Segue a reflexão do pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa. A terceira pregação do frei capuchinho Raniero Cantalamessa ao papa e aos membros da Cúria Romana aconteceu na manhã de sexta-feira (16/12), na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano. O tema foi "Até os Confins da Terra", destacando a primeira evangelização do continente americano (1).

“O que de maior aconteceu em 1492 não foi o fato de Colombo ter descoberto a América, mas sim que a América descobriu Jesus Cristo”, afirmou Cantalamessa. Assim, ele recorda a grande tarefa missionária empreendida no continente americano, composta por sombras e luzes, embora essas sejam bem maiores que aquelas. "A um mundo sem pecado, mas sem Jesus, a teologia mostrou preferir um mundo com o pecado, mas com Jesus cristo. ‘Ó, feliz culpa - exclama a liturgia pascal no Exultet -, que nos permitiu ter um tal e tão grande redentor’. Não deveremos dizer o mesmo da evangelização das América? A um continente sem os ‘erros e sombras’ que acompanharam a sua evangelização, mas também sem Cristo, quem não preferiria um continente com tais sombras, mas com Cristo? Qual cristão poderia dizer o contrário sem fazer, por isso mesmo, pouco caso de sua própria fé?”, argumenta o frei (1).


Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, é celebrada no dia 12 de dezembro; nessa data, Arquidiocese de Montes Claros ainda recorda o aniversário natalício do seu primeiro bispo diocesano, dom João Antônio Pimenta (nascido em Capelinha em 1859) e também o encerramento da sua 1ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (AAP), em 2004



SUGESTÃO DE VÍDEO
(para vê-lo, basta clicar no título abaixo)
"América Latina", por Dante Ramon Ledesma



Nesse sentido, frente ao atual desafio missionário, o pregador da Casa Pontifícia sublinhou a excessiva polarização "presente por toda a Igreja, mas particularmente aguda na América Latina", entre quem representa as almas ativa e contemplativa, entre católicos de compromisso social pelos pobres e aqueles empenhados no anúncio da fé, como se a dimensão de um excluísse a dos outros, mas não é assim. "Há lugar para uns e para outros. Além do mais, necessitamos uns dos outros, não podendo ninguém concretizar o Evangelho integral e representar Cristo em todos os aspectos da sua vida. Cada um deveria, portanto, alegrar-se pelo fato de que outros fazem aquilo que ele não pode fazer: quem cultiva a vida espiritual e o anúncio da palavra quanto quem se dedica à justiça e à promoção social, e vice-versa. É sempre válida a admoestação do Apóstolo: 'Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros'” (Cf. Rom 14, 13) [1].

Por fim, Cantalamessa falou da crise das vocações nas ordens religiosas. Uma das principais causas desse processo é a secularização, mas ela não é a única culpada. É, de fato, o Espírito Santo a atrair as pessoas, e ele vai lá onde é amado, convidado e esperado. "João Paulo II exortava os religiosos e as religiosas da América Latina a evangelizar a partir de uma profunda experiência de Deus. Está aqui, creio, o ponto: uma profunda experiência de Deus. É isso que atrai as vocações e que cria as premissas para uma nova e eficaz onda de evangelização. O ditado ‘nemo dat quod non habet’ - ‘ninguém pode dar aquilo que não tem’ -, vale mais do que nunca neste campo" (1).



A evangelização passa pelo nosso testemunho e encontro pessoal com Deus. Deus precisa ser conhecido por todos, pois o projeto de salvação não é para alguns privilegiados, mas para todos. Jesus, vindo ao mundo mostrou, por palavras e atos, o projeto de salvação de nosso Deus. Jesus obedeceu até a morte, e morte de Cruz.

A cruz se tornou o sinal do amor eterno de nosso Deus. Jesus morre numa doação total à humanidade para salvá-la da escravidão do pecado e da morte. Jesus ressuscita e a vida vence a morte. Resplandece a vida e todos podem tomar posse dela, mas se aderirmos a Cristo e ter sempre uma intimidade de Deus em nossa vida.

Diante de Deus, Ele ouve os nossos clamores e sofrimentos para nos libertar por completo para merecermos a vida eterna para sempre que Deus reservou para todos.

Amém!


(1) > www.cancaonova.com

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 17 de dezembro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

Nenhum comentário: