ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Não podemos nos distrair com coisas passageiras para podermos celebrar bem o Natal do Senhor

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Neste tempo de preparação para a Festa do Natal do Senhor, não podemos ficar presos em algo passageiro que pode nos distrair do verdadeiro sentido do Natal. O mais importante neste tempo é estar aberto a Deus e aos irmãos. Não ficar perdendo tempo em um consumismo louco e não viver o espírito natalino, que é agradecer a Deus pelo maior presente que a humanidade pode receber, que é a vinda de Cristo no seio de Maria. Uma criatura que se colocou à disposição de Deus para nascer o verbo divino. Jesus traz a humanidade de Maria e a divindade de Deus numa só pessoa Dele.

Nesta noite santa do Natal, em que todos os olhares se voltam para Belém, lá começa a desenhar a caminhada da nossa salvação. Jesus, menino Deus, nos dá uma lição. Ele nasce pobre e sem nada na gruta de Belém. Nesse lugar, uma luz resplandece de modo esplêndido, avisando que nasceu o salvador da humanidade. Em todo o tempo do Advento fomos preparando para que o Senhor nasça em nosso coração, para que a humanidade seja transformada para os valores cristãos que são: o amor, a doação, o perdão, a solidariedade, a partilha com os mais pobres, e a paz.

“Quem encontrou Cristo na própria vida experimenta no coração uma serenidade e uma alegria que ninguém e nenhuma situação pode tirar”, enfatizou o santo padre, o papa Bento XVI. Ele lembrou as palavras de Santo Agostinho que expressou isso muito bem: essa busca pela verdade, pela paz e pela alegria. Depois de ter buscado em vão em muitas coisas, Santo Agostinho conclui que o coração do homem é inquieto, não encontra serenidade e paz até que repousa em Deus.

“A verdadeira alegria não é simplesmente um estado de ânimo passageiro, nem qualquer coisa que se consegue com os próprios esforços, mas é um dom, nasce do encontro com Jesus, ao dar espaço a Ele em nós, ao acolher o Espírito Santo que guia nossa vida”, afirma o papa no terceiro domingo do Advento em Roma (www.zenit.org).

A alegria dos filhos de Deus está intimamente ligada à da vinda de Cristo que vamos celebrar no Natal. Esta festa nos enche de alegria e paz, pois um menino nos foi dado. Onde havia trevas agora há a luz que vem de Cristo. O cristão é chamado a distribuir esta luz a todos, pois quem tem Jesus tem tudo. O amor de Deus foi derramado copiosamente para todos e a presença de Maria nos traz a alegria da resposta ao chamado de Deus para evangelizar e anunciar que Jesus é o verdadeiro libertador da humanidade.

Sem Jesus, não somos nada e, com Ele, podemos produzir muitos frutos de bondade a todos. Só há partilha, amor sincero, solidariedade e perdão onde Jesus está! Isto é, onde Ele habita no coração das pessoas, nas casas, na sociedade e nas comunidades.

Amém!

Feliz Natal!

"Merry Christmas to all. That Jesus Christ can be born in every heart. Humanity can find peace and justice that comes from God. We wish you a merry christmas."

Deus abençoe esta reunião [do dia 19/12 da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana] e que o Deus de toda a comunicação esteja com vocês. Envio abraços a todos e, na próxima reunião, sendo marcada com antecedência, poderei, quem sabe, ir... Um Feliz Natal e um Ano Cheio das Bênçãos de Deus.


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 17 de dezembro de 2011

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE VÍDEO
(para vê-lo, basta clicar no título abaixo)
We wish you a merry christmas



SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

Nenhum comentário: