ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 24 de dezembro de 2011

Pregador do papa declara que leigo é protagonista no combate à secularização

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Nós somos contagiados por Cristo, apesar de muitos ruídos do mundo contemporâneo que não nos deixa ouvir e seguir Jesus. Precisamos ter a coragem de aceitar Jesus, o seu Evangelho e ser anunciadores Dele na comunidade, no trabalho, na família e na sociedade. O cristão não pode ficar paralisado e nem omisso no mundo. Não podemos ficar mornos diante da proposta de Jesus. Não podemos ser cristãos e nos misturarmos com as coisas do mundo que nos afastam e nos deixam longe de Deus e dos irmãos e irmãs.

Segue a pregação do pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, O.F.M. Cap. Ele saúda o santo padre, o papa Bento XVI. O papa e a Cúria Romana participaram na sexta-feira (23/12) da quarta e última meditação ministrada pelo pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, no itinerário de preparação para o Natal.

O tema deste dia foi "Recomeçar do princípio". “Prope est iam Dominus: venite, adoremus” - “O Senhor está próximo: vinde, adoremos”, iniciou o pregador. Este último encontro finaliza a série de explanações feitas por Cantalamessa acerca das quatro grandes ondas evangelizadoras na Igreja católica ao longo dos séculos, que se diferenciam não pelo conteúdo transmitido, mas sim pelos destinatários: os mundos greco-romano, bárbaro, o novo mundo, o continente americano.

E quem é o novo destinatário que permite falar sobre uma quarta onda de evangelização, que está em curso nos dias de hoje? A resposta é o mundo ocidental secularizado e, em alguns aspectos, pós-cristão. Essa preocupação já era abordada pelo Beato João Paulo II, mas é evidenciada particularmente no Pontificado de Bento XVI (www.cancaonova.com).

Da mesma forma que cada uma das ondas evangelizadoras precedentes tiveram suas próprias categorias de anunciadores, bispos, monges e frades, respectivamente, também agora emerge uma nova categoria de protagonistas da evangelização: os leigos. "Não se trata, evidentemente, do substituir-se de uma categoria pela outra, mas de um novo componente do Povo de Deus que se acrescenta aos outros, permanecendo sempre os bispos, com a cabeça, o papa, os guias com autoridade e os responsáveis últimos pela atividade missionária da Igreja". Ainda que a essência do anúncio não mude, deve mudar o modo de apresentá-lo, as prioridades, os pontos dos quais partir na atividade de anunciar (www.cancaonova.com).

"É preciso ajudar este homem a estabelecer um relacionamento com Jesus, fazer com ele faça aquilo que Pedro fez no dia de Pentecostes com as três mil pessoas presentes: falar-lhes de Jesus crucificado, a quem Deus ressuscitou. Aqueles que responderam ao anúncio se unirão, como naquela época, à comunidade dos crentes. Não se aceita Jesus com base na palavra da Igreja, mas se aceita a Igreja com base na palavra de Jesus", explica Cantalamessa. Ele indica que há um aliado neste esforço: o fracasso de todas as tentativas do mundo secularizado em substituir o kerygma - anúncio cristão - por outros "gritos" e "manifestos" (www.cancaonova.com).

Para Cantalamessa, os leigos, de certa forma, são uma espécie de energia nuclear da Igreja sobre o plano espiritual. “Um leigo conquistado pelo Evangelho, vivendo junto aos outros, pode ‘contagiar’ outros dois. Este dois, outros quatro, e assim como os leigos cristãos podem não só ‘contagiar’ milhares de pessoas, também dentro do clero, milhares desses podem desenvolver um papel decisivo na difusão da luz benéfica do Evangelho no mundo”, salienta.

Cantalamessa lembra que o papa Bento XVI fala sempre sobre a importância da família diante deste protagonismo dos leigos. Para o santo padre, em meio a esse “eclipse de Deus”, a nova evangelização e as famílias cristãs são coisas inseparáveis (www.cancaonova.com).

E para quem pensa que falar de Cristo é falar de algo velho e ultrapassado, o pregador da Casa Pontifícia lembra que Jesus jamais será algo do passado, pois Ele vive ainda hoje no Espírito e na Igreja. “Se fôssemos nós a nos fazermos contemporâneos a Cristo seria uma contemporaneidade somente intencional; se é Cristo que se faz nosso contemporâneo, esta é uma contemporaneidade real”, explica (www.cancaonova.com).

Um pensamento ortodoxo afirma que “a história é uma memória alegre, que torna o passado mais presente do que quando foi vivido”. E, para Cantalamessa, esta frase não é um exagero. “Na celebração litúrgica da Missa, o evento da morte e ressurreição de Cristo se torna mais real para mim do que quando aconteceu para aqueles que assistiram de fato materialmente o evento, porque era então uma presença ‘segundo a carne’, agora se trata de uma presença ‘segundo o Espírito’”, elucida.

Daqui a dois dias é Natal, e na Liturgia desta noite será proclamado: "Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor" (Lc 2, 11). “Sim, Cristo nasce hoje, porque Ele nasce realmente para mim no momento em que reconheço e creio no mistério. Façamos nossa a invocação feita pelo santo padre e repitamos com ele, de todo coração: ‘Veni ad salvandum nos' - Vem Senhor, e Salva-nos!", conclui frei Cantalamessa (www.cancaonova.com).

O cristão é animado na Palavra de Deus e na participação da Eucaristia que nos levam a uma vida nova que se traduz no compromisso de irmãos e irmãs para a transformação da realidade de morte para uma realidade de vida plena. Celebramos Jesus na vida e na missão. O mundo necessita de uma nova evangelização. A tecnologia não pode jamais esfriar a nossa fé.

No Natal, Deus vem até nós. Por isso que devemos celebrar a bondade de Deus para conosco. Não podemos ficar correndo atrás do comércio, sem nos esquecermos do principal motivo da nossa festa que é Jesus, pois Ele nasce pobre com os braços abertos para dar o maior presente que é a sua vida para que todos tenham vida em abundância. Jesus é a luz do mundo que ilumina a todos.

Amém!

Jesus nasce para mostrar a todos que Deus nos ama. Não há mais escuridão, pois a luz brilhou na noite de Natal para todos.


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 23 de dezembro de 2011

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE VÍDEO NA INTERNET
(para vê-lo, basta clicar no título abaixo)
"Alegria", por Cartola
SAIBA MAIS SOBRE CARTOLA CLICANDO AQUI

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

Nenhum comentário: