ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Há uma voz que clama por conversão

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia do Tempo do Advento nos prepara para a vinda do Senhor. Para isso, precisamos de nos converter e mudar de vida. A Palavra de Deus nos chama atenção para isso. Tanto o profeta Isaías, como João Batista, faz exortação para que nos convertamos e preparemo-nos para o Senhor que vem.

O profeta Isaías, mais uma vez, vem como alguém que consola os exilados na Babilônia. Ele anuncia, em bom tom, o perdão de Deus e mostra um novo caminho de vida e salvação para todos que estão regressando à Pátria-Mãe. Seria o outro êxodo, que se deve fazer um caminho de experimentar novamente o amor e a bondade do Deus da Vida e da Aliança. Assim haverá um mensageiro que vai à frente para levar a boa notícia para todos que estão em Jerusalém e nas cidades de Judá. Deus não esquece o seu povo escolhido da aliança (Cf. Is 40, 1-5.9-11).

Na Segunda Carta de São Pedro, através da sua leitura atenta, somos levados para a Parusia, que será a segunda vinda de Jesus. Esta espera deve levar em conta o preparativo deste momento: ser vigilantes no bem e na ação em conformidade aos ensinamentos do Mestre, isto é, ser vigilantes. Sempre! Cada dia que vivemos deve estar sintonizado no nosso empenho de transformar este mundo na construção de um Reino de Deus já experimentado entre nós na justiça, no amor e na fidelidade a Deus (Cf. 2 Pd 3, 8-14).

O futuro que vamos viver está situado no nosso cotidiano vivido na terra que leva à verdadeira justiça na fé, na esperança e no amor.

No Evangelho de Marcos, vemos JOÃO BATISTA, que aponta para nós o CAMINHO para acolher o Messias Libertador que vem salvar a humanidade decaída no pecado (Cf. Mc 1, 1-8). Aqui vemos que Deus volta o olhar para nós com a mão estendida e quer a nossa conversão. João é a voz no deserto que clama e prepara o caminho do Senhor. Aqui o deserto é o lugar do encontro com o Senhor. Nós devemos responder, voltando-nos para Deus, numa vida que quer mudança de rumo para o bem, e que as estruturas sejam favoráveis à vida para todos, que brota da partilha, da solidariedade e da mesa que reparte o pão aos necessitados.

Como João Batista foi o mensageiro do Senhor, assim cada um de nós deve ser o porta-voz de Cristo, levando a todos a boa nova de Jesus Cristo, que é de salvar a todos do julgo do pecado, que leva à morte. Jesus é o cordeiro que vai trazer a vida eterna que nunca acaba.

A Igreja está no mundo e ela traz para nós o caminho de volta através do sacramento da reconciliação, que nos leva a Eucaristia, que fortalece e nos anima para a missão de evangelizar o mundo. O mundo é transformado na ação boa dos cristãos que traz, para todos, a cultura da vida, e não da morte. Assim o mundo se torna novo e a paz e alegria da vinda do Senhor até nós trazem a esperança de dias melhores para toda a humanidade.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 30 de novembro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br


ACESSE O BLOG www.casadenazaremocmg.blogspot.com
e tenha outras informações


Arquidiocese já disponibiliza Cartilha da Novena de Natal









Nenhum comentário: