ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 18 de dezembro de 2011

Papa explica como não se distrair com consumismo no Natal

POR Nicole Melhado
DA Redação da Canção Nova

O santo padre, o papa Bento XVI, fez a recitação do Ângelus aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, entre eles, crianças com suas imagens do Menino Jesus. Neste tempo de Natal, tudo à nossa volta propõe uma mensagem de natureza comercial, mas o cristão é convidado a viver o Advento sem deixar-se distrair pelas luzes, mas sabendo dar o valor correto às coisas, fixando seu olhar interior sob Cristo.

"Se, de fato, perseveramos 'vigilantes na oração e exultantes na glória', os nossos olhos serão capazes de reconhecer Nele a verdadeira luz do mundo, que vem clarear as nossas trevas”, salientou o papa Bento XVI na recitação do Ângelus do último domingo (11/12). Depois de visitar a Paróquia Santa Maria das Graças, na Zona Norte de Roma, Itália, o sumo pontífice falou aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

“A vigília de coração, que o cristão é chamado a exercitar sempre na vida de todos os dias, caracteriza-se, de modo particular, por este tempo no qual nos preparamos com alegria para o mistério do Natal”, explicou o santo padre.

O pontífice ressaltou que a verdadeira alegria não é fruto do divertimento que deixa de lado os deveres da vida e as responsabilidades. A verdadeira alegria está ligada a algo mais profundo. Claro que, em meio ao cotidiano, muitas vezes vivido num ritmo frenético, é importante encontrar espaço para um tempo de descanso, para distração, mas a alegria verdadeira está ligada a um relacionamento com Deus. “Quem encontrou Cristo na própria vida experimenta no coração uma serenidade e uma alegria que ninguém e nenhuma situação pode tirar”, enfatizou.

O papa lembrou das palavras de Santo Agostinho, que expressou muito bem essa busca pela verdade, pela paz e pela alegria. Depois de ter buscar, em vão, muitas coisas, Santo Agostinho concluiu que o coração do homem é inquieto, não encontra serenidade e paz até que se repouse em Deus.

“A verdadeira alegria não é simplesmente um estado de ânimo passageiro, nem qualquer coisa que se consegue com os próprios esforços, mas é um dom, nasce do encontro com a pessoa vida de Jesus, ao dar espaço a Ele em nós, ao acolher o Espírito Santo que guia nossa vida”, afirma.


Amém!

NOTÍCIA SUGERIDA PARA PUBLICAÇÃO POR
José Benedito Schumann Cunha

Ele é bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). É engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br
br.reuters.com

Nenhum comentário: