ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Maria é inspiração para evangelização, explica frei

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Somos agraciados por ter a Igreja, a mãe que nos gerou para Deus, através do Batismo e da assistência materna de Maria, que nos acompanha e nos leva a Jesus. Maria, a primeira evangelizadora, corajosa, que respondeu sim ao pedido de Deus para que pudesse vir ao mundo o Cristo Senhor, o nosso Salvador.

Ela é a estrela-guia que nos leva a Jesus. Com Maria, nós podemos segurar na mão de Jesus, pois ela é a mãe zelosa que nos ajuda sempre. Ser cristão é seguir os passos de Jesus, através dessa mãe que soube ouvir e responder os apelos de salvação de um povo decaído pelo pecado. Ela sempre esteve presente na vida do Cristo e da Igreja. Ela é a tenda que hospedou Jesus e nos presenteou com o nascimento Dele.

Deus está conosco e nos ajuda a entender a nossa humanidade para que ela conheça a verdade que vem do encontro pessoal com Jesus na sua Igreja e na comunidade de irmãos e irmãs na fé em Deus.

O pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, ressalta que Maria é a portadora da Palavra ao mundo inteiro. Em sua segunda pregação no Tempo do Advento, o pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, disse que uma vez, num diálogo ecumênico, um irmão protestante lhe perguntou. “Por que vocês católicos dizem que Maria é a estrela da evangelização? O que fez Maria para justificar esse título?”.

O pregador da Casa Pontifícia responde que Maria é a estrela da evangelização porque ela é portadora da Palavra, não para um ou outro povo, mas para o mundo inteiro (www.cancaonova.com).

“E não só por isso. Ela levava a Palavra em seu ventre, não com a boca. Era plena, também fisicamente, de Cristo, e O irradiava simplesmente com sua presença. Jesus saia de seus olhos, apenas no olhar uma pessoa. Quando alguém se perfuma, não precisa dizer, basta se aproximar para perceber, e Maria, especialmente no período que O carregava em seu ventre, era plena do perfume de Cristo”, salienta frei Cantalamessa.

O primeiro a chamá-la assim, de estrela da evangelização, foi o papa Paulo VI. Ele ressaltou que, “na manhã de Pentecostes, Ela presidiu, com sua oração, o início da evangelização, sob a ação do Espírito Santo, que a Igreja, dócil ao mandamento de seu Senhor, deve promover e cumprir, sobretudo nestes tempos difíceis, mas cheios de esperança” (www.cancaonova.com).

Ao continuar sua meditação sobre a evangelização ao longo da história da Igreja católica, frei Cantalamessa recordou que aconteceu, depois da queda do Império Romano com as invasões bárbaras, e salientou que, ao fazer estudos históricos, como esse, é importante entender o que isso pode dizer hoje.

É interessante ver como a Igreja católica sempre esteve aberta na acolhida a novos povos. “A diferença é que hoje as pessoas não chegam à Europa pagãos ou hereges. Muitas vezes, as pessoas têm uma religião bem estabelecida, consciente de si mesmo. O fato é que o diálogo não é, portanto, contrário à evangelização, mas determina o estilo”, esclarece o pregador (www.cancaonova.com).

A Encíclica de João Paulo II Redemptoris missio diz que “o diálogo interreligioso faz parte da missão evangelizadora da Igreja. Em vista disso, usa como método e meio um conhecimento e esclarecimento recíproco”. A lição mais importante que fica deste período histórico é que na Igreja não basta que existam apenas aqueles que se dediquem à contemplação. Ela precisa também dos missionários. Mas, como ensinou São Francisco de Assis, a oração e a missão são irmãs. “A oração é essencial para a evangelização porque a pregação cristã não é primordialmente uma comunicação de doutrina, mas de existência. Evangeliza mais quem prega sem palavras, quem fala sem pregar”, enfatiza frei Cantalamessa (www.cancaonova.com).

Ser cristão é saber agir na oração e na missão para evangelizar todos. Assim, podemos conhecer plenamente Jesus, o único Salvador da humanidade. Não podemos deixar Maria fora do plano de Salvação. Ela é a modelo de mãe que cuida e zela para que todos possam ir ao encontro de Jesus. Celebrar o Natal de Jesus é reconhecer o papel singular dessa mulher que se pôs inteiramente nas mãos de Deus que liberta o seu povo da escravidão do pecado.

Natal é momento de graça e bondade de Deus para conosco. Somos assistidos pelo amor de Deus no nosso ser e ele canta, de modo infinito, no louvor imenso pela presença de Deus conosco. A luz que ilumina a Noite de Natal resplandece em todos os cantos, pois Ele é o príncipe da Paz que harmoniza todo o universo, renovando com a sua presença salvadora.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 09 de dezembro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br

Nenhum comentário: