ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A terra e as pessoas preparam uma morada para Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia do Advento nos apresentou vários personagens que preparou a cada homem para a vinda de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Os profetas anunciaram com coragem, prepararam o Povo de Deus e hoje também nos preparam para acolher, com fé, Jesus.

Neste Quarto Domingo do Tempo do Advento, temos Maria, a mulher singular que, com coragem, deu o seu sim e vai ser a nossa grande companheira nesta jornada rumo ao Natal do Senhor. Ela é exemplo para nós que temos fé e esperança. Ela é exemplo para todos que anseiam e esperam pela salvação que vai ser manifestada a todos que aderirem ao seu filho Jesus.

Jesus, vindo ao mundo, fez da terra sua morada e quer ser habitado em cada irmão e irmã. A primeira que acolheu Jesus foi Maria. Ela se tornou templo vivo de Jesus.



No Segundo Livro de Samuel, nos é mostrado Davi, um rei que prepara uma casa para ser morada de Deus. Isto é, ele pensa em construir o Templo em Jerusalém (Cf. 2 Sm 7, 1-5.8b-12.14.16). Davi já estava mais velho e vivia numa casa luxuosa e confortável, mas a arca da aliança, que era sinal da presença de Deus no meio do povo, ficava em tenda de lona.

Então ele não se conforma com esta situação. Então resolve construir o Templo para Deus. Esta intenção é confirmada pelo profeta Natã, que diz a ele. “Vai e faz tudo o que tens no coração, porque o Senhor está contigo...”. Deus é fiel e promete uma dinastia longa e perpétua. Esta verdade se concretiza plenamente em Jesus, que vem ser o cordeiro de Deus e filho de Davi para nós.

Na Carta aos Romanos, temos um Hino de louvor a Deus pelo plano de salvação por Ele preparado e que se manifestou em Jesus a todos os povos. Esta realidade é bondade de Deus. Apesar de nossas faltas, Deus nos permite receber o dom da salvação. É preciso a adesão perfeita de cada um de nós ao plano de Deus, que se realiza na nossa conversão a Ele, fazendo bem, praticando a justiça e a solidariedade para com todos. O Reino de Deus está no nosso meio para ser vivido por todos. Ninguém fica excluído dele (Cf. Rm 16, 25-27).

O Evangelista Lucas mostra a promessa de Deus realizada através do sim de Maria. A longa espera da vinda do Messias se realiza no sim de Maria. Através desse sim corajoso de Maria, Jesus vem até nós, fazendo morada no ventre de Maria. Esta mulher ímpar, imaculada desde a concepção, permite a Jesus vir ao mundo (Cf. Lc 1, 26-38).

O povo de Deus esperava ansiosamente pelo Messias prometido pelos profetas, mas achavam que ia vir um rei poderoso, cheio de posse. A cidade natal de Davi era Belém, mas Deus envia o anjo a Nazaré, cidade pobre. Lá o anjo faz a anunciação, através de um diálogo com Maria. O anjo saúda Maria com estas palavras. “Alegre-te, bem amada de Deus, o Senhor está contigo”.

Esta expressão mostra que Deus está com ela desde sempre e se concretiza de modo enfático com a encarnação do Verbo em seu ventre. Podemos dizer que Deus está conosco? O que fazemos da nossa vida para que Deus esteja conosco sempre?

O Natal que vamos celebrar é a festa da presença de Deus entre nós. Por isso preparamos o nosso coração, a nossa casa e a nossa comunidade para que Jesus esteja, de fato, no nosso meio, através da nossa simplicidade, do nosso amor e da caridade com todos. Deus faz uma proposta a Maria para ser a Mãe de Deus. Ela pensa, reflete e responde como que isso iria acontecer.

Então o anjo lhe explica que tudo será obra do Espírito Santo Deus, como o próprio anjo falou. "O Espírito Santo descerá sobre ti... e conceberás e darás à luz um Filho...". E ainda dá o sinal a ela que a sua prima vai dar luz a um menino, pois, para Deus, nada é impossível. Então Maria dá o sim! A garantia de que Deus age é quando o Anjo lhe afirma que até a sua prima Isabel conceberá um filho na velhice.

Porque nada é impossível para Deus! “Eis aqui a ‘Serva’ do Senhor, ‘FAÇA-SE’ (Fiat) em mim segundo a tua palavra". Que maravilha! A Obra de Deus acontece como foi lá no início narrado no Gênesis: faça-se e tudo foi criado! Do nada sai toda a obra da criação. Deus acha bom.

Agora uma criatura afirma: “FAÇA-SE” (Fiat) em mim segundo a tua palavra, isto é, Deus é que faz, mas com o consentimento dela, Maria, a filha predileta, que deixou Deus habitar na sua vida e, por causa disso, temos um salvador no meio de nós. Deus quer fazer morada em nós também. Deixa Jesus entrar na sua vida e assim tudo que fizer terá o perfume de Deus nas boas obras que for realizar.

O Natal nos ensina que Deus nos ama muito e, como Maria, nós podemos gerar Jesus para os nossos irmãos e irmãs. Deus quer nascer em todo coração humano e, desse modo, o mundo vai ser melhor e a paz reinará em todos, principalmente nos pobres e em todos que permitem a Ele nascer para que a vida vença sempre na paz e no amor de Deus.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 16 de dezembro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br

Nenhum comentário: