ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 31 de dezembro de 2011

“Eu hoje Te gerei”

Evangelho de Jesus Cristo Segundo São João 1, 1-18

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

1 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2 No princípio estava ela com Deus. 3 Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.

6 Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9 daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10 A Palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la.

11 Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12 Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13 pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15 Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim'.

16 De sua plenitude, todos nós recebemos graça por graça. 17 Pois, por meio de Moisés, foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18 A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

Hoje, podemos, com certeza, dizer que Deus nos ama muito porque experimentamos o seu amor infinito em nossa finitude. Somos mergulhados no amor de Deus. Deus é a luz que se deixou iluminar a todos. Hoje somos filhos no Filho de Deus porque cremos que Jesus é Filho de Deus.

Deus veio até nós por meio de Maria e por isso que nós reverenciamos e veneramos a Mãe de Deus. Se não fosse o seu sim, nós não podíamos experimentar esse amor de Deus a nós. Quem crê em Jesus tem que valorizar a sua mãe neste projeto de Deus de salvar humanidade. “Tudo por Jesus, nada sem Maria” deve ser o lema de todos os cristãos.

Segue o Comentário ao Evangelho do Dia feito pelo santo padre, o papa Bento XVI [Homília de 25/12/2005 (© Libreria Editrice Vaticana)]...

“Eu hoje Te gerei”

Em Jesus Cristo, o Filho de Deus, o próprio Deus Se fez homem. É a Ele que o Pai diz: “Tu és Meu Filho”. O hoje eterno de Deus desceu ao hoje efêmero do mundo e arrasta o nosso hoje passageiro para o hoje eterno de Deus. Deus é tão grande que Se pode fazer pequeno. Deus é tão poderoso que Se pode se tornar fraco e vir ao nosso encontro como Menino indefeso para que O possamos amar. Deus é bom ao ponto de renunciar ao Seu esplendor divino e descer ao estábulo para que O possamos encontrar e para que, assim, a Sua bondade chegue também a nós, e nos comunique e continue a agir por nosso intermédio.

O Natal é isto: “Tu és Meu Filho, Eu hoje Te gerei”. Deus tornou-Se um de nós para que nós pudéssemos estar com Ele, tornar-nos semelhantes a Ele. Como próprio sinal, escolheu o Menino no presépio: Deus é assim. Deste modo, aprendemos a conhecê-Lo. E em todo o menino brilha algo da luz daquele hoje, da proximidade de Deus que devemos amar e à qual nos devemos submeter - em todo o menino, mesmo naquele que ainda não nasceu.

Iluminados pelo Evangelho e pelas palavras do nosso papa Bento XVI, devemos ser defensores da vida planetária e de todos os viventes e dos que vão nascer. Se formos de Deus e, de fato, somos, então devemos buscar as coisas do alto (Cf. Colossenses 3, 1-4), o que nos dignifica e nos faz imagem de Deus.

Sem Deus, nós nos fragilizamos e caímos no erro que leva às tentações, aos pecados mundanos e à morte. Mas, se estivermos em comunhão com Deus e comprometidos com a construção do Reino de Deus, inaugurado por Jesus no nosso mundo, desta maneira, já podemos experimentar a Justiça, a Partilha e Solidariedade entre nós.

Não podemos jamais esquecer que Deus nos ama e, por causa disso, nos aderirmos plenamente a Ele. O mundo carece da presença de Jesus e quem deve levar Ele às pessoas? Nesta hora de uma nova evangelização, cabe a nós cristãos ser Dele para sempre e testemunhá-Lo com a nossa vida cristã, que Jesus é o Senhor e só Ele que nos leva ao Pai pelas mãos de sua mãe Maria que diz a nós: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5).

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 25 de dezembro de 2011

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br

SUGESTÃO DE VÍDEO NA INTERNET
(para vê-lo, basta clicar no título abaixo)
"Alegria", por Cartola
SAIBA MAIS SOBRE CARTOLA CLICANDO AQUI

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br
www.dioceseitabira.org.br
www.latinoamericana.org
www.overmundo.com.br
www.imersaolatina.blogspot.com
www.ofsbc.wordpress.com
www.arautos.org.br

Nenhum comentário: