ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 29 de junho de 2012

João, o precursor, é escolhido por Deus

A liturgia nos faz vivenciar o amor Deus por nós e é sempre Deus que chama pessoas para colaborarem com a missão de anunciar a justiça, a bondade e o amor de Deus para toda a humanidade.

A Igreja celebrou no domingo passado (24/06) hoje a importantíssima Festa do Nascimento de João Batista, pelo seu papel social fundamental no projeto de salvação de Cristo. É bom salientar que é o único santo que se comemora o dia de seu nascimento e não o da morte. As leituras bíblicas nos ajudam a termos uma compreensão melhor da missão de João Batista, o primo de Jesus. Deus nunca nos abandona.

O livro de Isaías nos fala do servo do Senhor que é chamado por Deus desde o ventre da sua mãe e que tem a missão de “levar a luz e a salvação a todas as nações”. Nós nos habituamos que este servo prefigura Jesus Cristo, mas podemos nos remeter também a João Batista, que foi escolhido por Deus já desde o ventre de Isabel para ser precursor de Jesus, preparando o caminho do salvador. O batismo nos habilita também para a missão de ser luz e levar a luz aos outros (cf. Is 49, 1-6).

No Livro dos Atos dos Apóstolos, temos Paulo que mostra para nós como Deus preparou seu povo para a vinda do Messias e como João Batista cumpriu fielmente sua missão de precursor. Deus está na nossa história e nos quer unidos a Ele e aos irmãos. Devemos ser missionários de Cristo, anunciando que quem está com Cristo anda na luz e as trevas do erro passam longe dele (cf. At 13, 22-26).

O Evangelho de Lucas narra o nascimento do precursor, o nosso João Batista, no projeto de salvação de nosso Deus que está no Cristo. Um novo tempo começa em Jesus, pois o tempo da promessa, da espera inicia para sempre a salvação prometida. Deus sempre é fiel e cumpre tudo que foi predito no Antigo Testamento (AT).

Aqui podemos deparar em três situações distintas: uma é o nascimento do menino de mãe que era considerada estéril e o pai estava mudo. Isto pode nos dizer que da mãe nasce um menino perfeito e o silêncio de Zacarias significa a última palavra profética, a aliança amiga, pois agora vai selar uma aliança nova eterna em Jesus que será apontado como cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo por João Batista.

Segunda é o nome dado pelo pai: esta criança vai ter o nome de João que mostra a sua qualidade, o seu destino e missão. “João” significa “o Senhor manifestou a sua bondade”.

Terceira situação é que João permanece no deserto numa vida simples, austera e humilde. Vai ser a voz que clama no deserto e prepara o caminho do Senhor que vem salvar a humanidade. Deus é bom e sempre estende a sua mão a humanidade para resgatá-la (cf. Lc 1, 57-66.80).

Que esta liturgia nos faça ver e tomar iniciativa da nossa missão de cristãos de levar a todos a bondade e amor de Deus que salva a todos os pecadores convertidos. Sendo assim, podemos ver a Luz de Cristo entre nós no Reino que ajudamos a construir na solidariedade, na partilha, no amor e na paz entre todos.

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
24-06-2012

Nenhum comentário: