ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Trindade está no nosso meio


Queridos irmãos e irmãs,

Neste primeiro domingo de junho (03), após a Festa de Pentecostes, celebramos a Festa da Trindade, dia também de celebrar a nossa paróquia. Domingo passado celebramos a nossa comunidade. A paróquia é uma rede de comunidades. Podemos então refletir esse Mistério do Deus Trino, isto é, um mesmo Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espirito Santo. Deus quis revelar a nós.

No Livro do Deuteronômio, constatamos que Deus é o criador de tudo e comanda o universo criado. Temos aí um discurso de Moisés, já no final de sua vida. Ele faz um resumo da aliança de Deus com seu Povo e nos mostra as exigências desse Deus da Vida. Deus age na história e na vida de Moisés. Também Deus tirou o Povo da escravidão. Ele é presente e quer que estejamos com Ele em comunhão e compromisso.

Sabemos que Deus é presente e está em todas as nossas situações, boas ou ruins, para ajudar a refazer o caminho da fidelidade a Ele, pois Deus é sempre fiel. Deus forma o povo e dá-lhe os mandamentos para que não caminhe sem rumo, mas com o propósito de estar com Deus e com os irmãos. O amor de Deus a nós ultrapassa todos os limites. 


O povo de Deus ainda não conhecia o mistério trino, mas já caminhava na unicidade e espiritualidade de Deus. Já reconhecia em Deus a sua misericórdiae seu poder (cf. Dt 4, 32-34.39-40).

Na Carta de São Paulo aos Romanos, nos é mostrado, de modo categórico, o dom de Espirito Santo em nós, e que foi por Jesus que nós somos filhos de Deus. Nós podemos chamar Deus de Pai, por causa do Espírito Santo em Nós e dizemos: “Abbá, Pai”.

Temos a filiação e ainda podemos entrar em intimidade com Deus em Cristo na força do Espírito Santo. O mistério de Deus é para compreender a nossa fé. Por que ficamos afastados de Deus? Deus quer estar conosco sempre (cf. Rm 8, 14-17).

O evangelista São Mateus tem a mensagem final de Jesus aos apóstolos, dando-lhe uma missão: ide a todos os lugares e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Aqui nós fazemos parte da Igreja no Batismo e nela podemos encontrar toda forma de evangelização que nos leva à nossa salvação.

Para ser cristão é preciso conhecer Deus e ser batizado. Devemos dar a razão à nossa fé no Deus que é Trino. Deus é amor e seu amor nos abarca por inteiro. O mistério não precisa ser discutido, mas contemplado na força do amor.

Fazemos parte da comunidade cristã, portanto somos chamados a ter comunhão com Deus e com todos os que estão juntos de nós rumo à eternidade.

A glória está no Pai, no Filho e no Espírito Santo, pois há um só Deus em três pessoas distintas. Devemos adorar igualmente as três pessoas que têm a mesma natureza e majestade. Temos um Deus que caminha conosco e não nos engana.

Diante desse mistério, podemos vivenciar o amor Dele por nós. Então por que ficarmos procurando outros caminhos que não leva à verdadeira vida? Somente em Deus temos a verdadeira liberdade de filhos e filhas amadas de Dele (Mt 28, 16-20).

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
31-05-2012

2 comentários:

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha disse...

corrigindo:
onde está escrito "No Livro do Deuteronômio, constatamos que Deus é o criador de tudo e comanda o universo criado. Temos..." ,
lê-se:
No Livro do do Genesis, constatamos que Deus é o criador de tudo e comanda o universo criado. Temos no livro do Deuternomio...