ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 23 de junho de 2012

A vida e a missão de cada um de anunciar são a justiça e a bondade de Deus a todos

A liturgia de hoje nos recorda o profeta Elias que agiu com poder e a sua palavra queimava como fogo. Mostrou a todos o poder de Deus aniquilando os inimigos e os falsos profetas. Com seu jeito de agir, levantou mortos, consagrou reis e ainda foi arrebatado numa carruagem de fogo e deixou em seu lugar Eliseu. Isso mostra que é sempre Deus agindo na nossa história humana, por meio de profetas, que anunciam a justiça de Deus com poder e misericórdia. Deus nunca desampara ninguém e sempre age por meio de pessoas que seguem a sua verdade e O testemunha em todo lugar (cf. Eclo 48, 1-15).

O Evangelista Mateus nos mostra Jesus ensinando a Oração do Pai Nosso como prece aceita por Deus. É uma oração de confiança e de despojamento diante de Deus que é Pai que nos acolhe, nos assiste nos momentos difíceis e ainda nos livra de tudo aquilo que nos afasta da sua comunhão e vida. Jesus nos chama para o perdão, pois Deus perdoa quem perdoa o seu irmão ou irmãos que se ofendem. Esse perdão é a condição de Deus nos perdoar também. É a prova de amor que temos a Deus quando amamos e perdoamos mutuamente. Então, porque ficarmos com rancores e falta de perdão aos outros? Se quisermos chamar Deus de Pai, então devemos amar e tratar a todos como irmãos nossos também (cf. Mt 6, 7-15).

Queridos irmãos e irmãs,

Estamos iniciando hoje o primeiro dia do Tríduo em preparação à Festa de São João Batista com o tema “A vida e a missão de João Batista”. A liturgia nos ajuda a mergulhar no mistério pascal de Cristo que é manifestado na vida dos santos, dos mártires e dos profetas. A missão é recebida de Deus e cada um deve deixar ser guiado por Ele, fazendo a sua vontade.

João Batista veio ao mundo com a missão de ser percussor de Cristo. Uma voz que falou no deserto e preparou o caminho para o Senhor. Nasceu de Isabel e Zacarias que foram agraciados por Deus, pois eles eram bem idosos quando o concebeu. Isso mostra que Deus atende o clamor e exalta as pessoas, pois eles não tinham filhos. Isso era um sofrimento a eles, pois o povo considera essa situação como castigo divino, mas Deus zela e atende a oração deles e João vem como sinal da bondade de Deus.

Ele teve uma vida modesta e alimentava-se de gafanhotos e mel no deserto, que é lugar da manifestação e da presença de Deus. João Batista tinha uma missão de anunciar o juízo de Deus, pedia a conversão de todos e batizava com água como sinal de mudança de vida. Ele tinha consciência que não era o Messias e foi ele que apontou Cristo como cordeiro.

João batizou Jesus, porém não usurpou dessa prerrogativa. O mestre Jesus Cristo deixou ser batizado por Ele como sinal de início da sua missão messiânica. A humildade e o desprendimento de João Batista nos ensinam a sermos também servos e seguidores de Cristo, sem exaltar e nem exigir regalias pelas nossas ações pastorais.

Que esta liturgia e a Festa de São João Batista que queremos participar nos levem a tomar consciência cada vez mais do nosso papel de cristão de anunciar Cristo e evangelizar com a nossa vida de coerência cristã. Se quisermos uma sociedade justa e fraterna, então devemos ser missionários do Senhor como foi João Batista que deixou Jesus aparecer sem querer nada em troca. Ele foi elogiado por Jesus pela sua vida e coerência no seu proceder, não se corrompeu pelos poderosos e teve coragem para denunciar os erros deles.

Portanto sejamos fortalecidos na Oração, na Eucaristia e em uma vida aberta à comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs da comunidade. Desse modo, seremos portadores da boa nova de Cristo na família, na sociedade e na Igreja para que este mundo seja mais justo e fraterno.

O Reino de Deus acontece na medida em que tivermos a coragem de João Batista de não misturar com o mau e sempre praticar o que é bom e reto, fazendo a vontade de Deus.

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
21-06-2012

Nenhum comentário: