ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O amor é a condição de chegarmos à santidade

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 43-48).

O amor deve-se à nossa medida em relação a todos. Ninguém ficará excluído dele. Nós recebemos tudo de Deus e estamos em comunhão com Cristo. Cada vez que fazemos um gesto de amor aos nossos irmãos e irmãs, estamos fazendo a vontade Dele, que tudo pode na nossa vida. Somos habilitados para fazer o bem porque recebemos a graça de Cristo no Batismo com a efusão do Espírito Santo. A Igreja deve ser esse sinal de amor gratuito a todos. A partilha, o amor, a solidariedade e o perdão devem estar impregnados no nosso ser Cristão. Cada vez que acolhemos Jesus na nossa vida, nós conseguimos prosseguir na escala de santidade e fazemos a diferença neste mundo, sendo sinal de Deus para que outros convertam e sigam os passos e os ensinamentos de Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida que nos leva para o céu.

Segue o comentário ao Evangelho do dia feito pela Bem-Aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade (No Greater Love, p. 50)

“Sede santos porque Eu sou santo” (Lv 19, 2)

Todos sabemos que há um Deus que nos ama e que nos fez. Podemos voltar-nos para Ele e pedir-Lhe: “Meu Pai, ajuda-me agora. Quero ser santo, quero ser bom, quero amar”. A santidade não é um luxo destinado a uma elite; ela não está reservada só a alguns. Estamos destinados a ela, tu, eu e toda a gente. É uma tarefa simples porque, se aprendermos a amar, aprendemos a ser santos.

A primeira etapa é querê-lo. Jesus quer que nós sejamos santos como o Seu Pai é santo. A minha santidade consiste no cumprimento da vontade de Deus na alegria. Dizer: “Quero ser santo” significa “Vou despojar-me de tudo o que não é Deus. Vou despojar-me e esvaziar o meu coração de todas as coisas materiais. Vou renunciar à minha vontade, aos meus gostos, às minhas fantasias, à minha inconstância; tornar-me-ei um escravo generoso da vontade de Deus. Com toda a minha vontade, vou amar Deus, vou escolher em Seu favor, vou correr para Ele, vou chegar até Ele e vou possuí-Lo”. Mas tudo depende destas palavrinhas: “Eu quero” ou “Eu não quero”. Devo aplicar toda a minha energia nestas palavras: “Eu quero”.

Assim a Palavra de Cristo nos exorta para o amor a todos, e nesta perspectiva, vamos crescendo na santidade. Podemos então nos aproximar de Deus com uma roupa nova da graça que nos santifica.

As palavras da Beata Madre Tereza de Calcutá nos fazem pensar e refletir na importância do amor incondicional a Jesus que nos leva a amar a todos: sair do eu para outro que transforma a realidade de morte para a vida. Devemos querer ser santos e, a partir daí, as coisas ruins em nós mudam para o bem que nos transforma e nos faz ser santos.

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
19-06-2012


Nenhum comentário: