ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 12 de junho de 2012

Onde há partilha nunca falta pão


Queridos irmãos e irmãs no coração de Maria e de Jesus...

Estamos abrindo o Tríduo em preparação à Festa do Sagrado Coração de Maria e de Jesus. Maria tem um coração transbordante de paz. Quando assumimos seguir Jesus, nós caminhamos na escola de Maria, a mulher corajosa que estava pronta para responder a Deus na missão de ser a mãe de Cristo que trouxe a salvação para a humanidade. Deus caminha na nossa história e quem o acolhe tem uma vida de partilha, compromisso com os mais necessitados. É no coração que vem o amor-doação, o perdão que regenera e a solidariedade que nos humaniza e cristianiza.

A liturgia de hoje nos mostra o profeta Elias que vai até a casa da viúva de Sarepta para hospedar e alimentar nesta casa. Era um tempo difícil, estava ocorrendo uma grande seca. O profeta foi enviado para mostrar que Deus olha os pequenos de coração grande. Então Elias afirmou. “Não temas! Vai e faze conforme a tua palavra. Porém, faze primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois para ti e para teu filho” (cf. 1 Re 17, 13).

Esta mulher é de coração generoso que é exemplo de simplicidade e humildade que confia no Senhor. Ela prefigura Maria, a nossa mãe que, com seu coração, olha por todos os seus filhos que precisam de proteção e ajuda. Nesta época, o rei Acabe irritou Deus pela sua maldade. Então Elias fala a Ele. “Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, segundo a minha palavra” (1 Re 17, 1b).

Esta terra teve uma seca terrível. Até Elias sofreu as conseqüências desse fenômeno natural. Mas Deus o assistiu, dando-lhe água e alimento. Então Deus o enviou à casa da viúva de Sarepta. Como ela o acolheu lá, não faltou pão até as chuvas voltarem. Deus experimenta o nosso coração e quer que sejamos fraternos uns com os outros. Ela mesmo, achando que ia morrer de fome, pois, o alimento já estava quase no final, aquele pouco, ela repartiu com o profeta, e a vasilha nunca se esvaziou. Assim Deus faz conosco, quando temos o amor no espelho do amor de Maria: nada falta, e a paz acontece onde estivermos.

No Evangelho de Mateus, nos é falado de Jesus dizendo para todos nós. Quando estamos convertidos a Ele, tornamo-nos luz que ilumina a todos e o sal que dá sabor à vida daqueles que precisam de nós (cf. Mt 5, 13-16). O cristão é chamado a ser luz e espantar a cegueira do egoísmo e do individualismo que nos separa de nossos irmãos e irmãs. É na comunidade que aprendemos a ajudar os outros e nos abrimos à luz do amor generoso aos necessitados. Maria trouxe a luz para nós, que é Cristo, e nós somos chamados por Jesus a ser essa luz que Ele é para nós. 

 
Essa luz não ofusca ninguém porque respeita a história de cada um. Somos a Igreja do pão que mata a fome!!! Somos a Igreja da partilha que nos faz ser missionários da comunidade. Que esta liturgia nos faça ver a necessidade de ouvir a Palavra de Deus e de estar animados no amor de Maria que transbordada de paz e que nos faz sentirmos acolhidos no coração misericordioso de Jesus. Que não faltem, em nosso meio, a hospitalidade, a generosidade e o amor. Que o Coração de Maria e de Jesus nos acompanhem sempre nesta jornada rumo ao Céu, construindo já o Reino de Deus aqui entre nós.

Amém!!!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
12-06-2012

Nenhum comentário: