ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 17 de junho de 2012

A Semente da Palavra de Deus cresce no nosso meio


A liturgia nos faz refletir no Mistério da Vida que acontece através da semente que é plantada. A Igreja e o Reino de Deus se comparam à semente que precisam ter agentes plantadores de fé, coerência de vida e projetos que levam as pessoas a se sentirem acolhidas e transformadas pela Palavra de Deus.

Tudo se transforma, mas a essência deve ficar e permanecer. Muitos queixam que há mudança na Igreja e que ela não parece mais o que era antigamente. Os defensores do antigo costume têm medo de mudanças, enquanto que os progressistas querem transformações rápidas e esperam as oportunidades e eficiências da ação pastoral.

Toda obra da Igreja deve visar o Reino de Deus e ela deve acreditar na ação divina que age em cada cristão. Todos devem confiar na ação de Deus na nossa história humana.

No Livro de Ezequiel, nos é motivado a recordar que a árvore nasce de pequeno rebento. Ali tem a força que faz acontecer o arbusto, isto, é força vital. O contexto do povo era o exílio e a escravidão. Isto provoca grande desânimo, e o sonho de libertação parecia longe demais.

Muitas vezes, na nossa vida é assim: os problemas de família, de miséria ou de situação ruim fazem com que percamos a esperança e provocam um desânimo muito grande que aniquila as nossas forças de lutar para a solução dos mesmos.

O profeta Ezequiel leva esperança ao Povo, trazendo a mensagem de Deus que nunca nos desampara. Deus não se esqueceu do seu povo. Deus vem em socorro do Povo na Babilônia.

O profeta, nesta linda comparação, diz que Deus pegará um ramo da dinastia de Davi e o plantará no alto de uma montanha da terra de Israel. Esse pequeno rebento crescerá e se tornará um cedro magnífico, no qual os passarinhos farão seus ninhos. Esta ilustração prefigura a presença de Jesus na terra que é o cedro robusto que Deus providenciou e plantou na nossa Terra.

As aves representam todos os povos da Terra e o sentido do pouso delas nos ramos significa que são convidadas a estar e viver na presença de Deus que sempre nos abriga dando graça e vitalidade nas nossas ações pastorais. As aves, que vêm pousar em seus ramos, representam todos os povos do mundo, convidados a encontrar sua morada nas suas ramagens que é o aconchego da proteção de Deus (cf. Ez 17, 22-24).

Na Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios, nos é mostrado o apóstolo cansado e já no final de sua vida que foi marcada por muitas provações. Ele deseja encontrar repouso em Deus no Cristo que é a razão de sua fé, descanso Nele que tudo restaura e dá a vida eterna (cf. 2 Cor 5, 6-10).

Mas ele coloca nas mãos de Cristo a sua vida, agindo a favor do Reino até quando Deus quiser. Assim, devemos proceder para nunca desanimar e acreditar na ação de Deus nos nossos trabalhos de Igreja, de família e de sociedade.

 
O Evangelista Marcos nos mostra Jesus comparando o Reino de Deus a uma semente tão pequena, que é a mostarda, mas, quando cresce, se trona uma árvore robusta, pois recebe força e vitalidade de Deus. Assim é o nosso trabalho pastoral: mesmo que pareça pequeno, ele se torna grande pela ação de Deus. Os apóstolos perceberam o entusiasmo da ação de Deus no projeto de salvação proclamada por Cristo, mas os obstáculos, a rejeição por parte de alguns poderosos da época vieram e os fizeram começar a desanimar nesse projeto de Jesus.

Então Jesus faz esta comparação do Reino com a semente de mostarda, mostrando que quem age é a força de Deus. Nós somos apenas semeadores da Palavra de Deus e da implantação do seu Reino no nosso meio. É Deus que age na nossa história e precisamos ter a paciência e a perseverança de trabalhar na missão evangelizadora neste mundo.

Que a nossa ação cristã no mundo jamais perca força, pois é Deus que está à nossa frente, agindo no coração das pessoas para acolher a sua Palavra que dá vida em abundância. A obra é de Deus e nós somos seus colaboradores, embora muitas vezes não enxergamos que Deus age de modo pleno e constate na vida das pessoas que O acolhem na sua vida.

Deus sempre está e estará conosco, dando força e graça para continuarmos caminhando neste mundo, construindo o Reino de Deus rumo ao céu, onde será a nossa morada definitiva (Mc 4, 26-34).

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
16-06-2012

Nenhum comentário: