ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 14 de setembro de 2013

A criação é manifestação do poder de Deus


A criação é manifestação do poder de Deus


Nada foi criado sem a interferência de Deus, tudo que existe no mundo e no universo procedem da vontade soberana de Dele. Ao deparar com o livro do gênesis temos a clareza do poder da palavra de Deus, assim tudo foi feito quando Deus pronuncia como está escrito: ”Disse Deus...”. Nada foi feito sem a vontade de Deus e tudo foi pensado por Ele para que haja harmonia em tudo que foi criado. O homem e a mulher foram a ultima ação na criação quando tudo já foi feito e era bom para que eles vivessem em comunhão com tudo principalmente com Deus. (Jose Benedito Schumann Cunha)
O pecado de Adão e Eva produziu o caos, a desarmonia e tirou a comunhão e a vida. Deus quis e quer que tudo volte ao normal na criação, propõe um projeto de salvação para novamente encontrar a harmonia perdida. Assim, a   humanidade tem motivo de regressar ao seu criador que é o sumo bem. Segue abaixo as palavras do nosso Papa Emérito Bento XVI que nos ajudam a entender o relato da criação feita por Deus, onde Ele está presente. Jose Benedito Schumann Cunha)
“A mensagem central do relato da criação. Nas primeiras palavras do seu Evangelho, São João resumiu o significado essencial do referido relato com uma única frase: «No princípio, era o Verbo». Com efeito, o relato da criação, que ouvimos anteriormente, caracteriza-se pela frase que aparece com regularidade: «Disse Deus…». O mundo é uma produção da Palavra, do Logos, como se exprime João com um termo central da língua grega. «Logos» significa «razão», «sentido», «palavra». Não é apenas razão, mas Razão criadora que fala e comunica a Si mesma. Trata-se de Razão que é sentido, e que cria, Ela mesma, sentido. Por isso, o relato da criação diz-nos que o mundo é uma produção da Razão criadora. E deste modo diz-nos que, na origem de todas as coisas, não está o que é sem razão, sem liberdade; pelo contrário, o princípio de todas as coisas é a Razão criadora, é o amor, é a liberdade. Encontramo-nos aqui perante a alternativa última que está em jogo na disputa entre fé e incredulidade: o princípio de tudo é a irracionalidade, a ausência de liberdade e o acaso, ou então o princípio do ser é razão, liberdade, amor? O primado pertence à irracionalidade ou à razão? Tal é a questão de que, em última análise, se trata. Como crentes, respondemos com o relato da criação e com São João: na origem, está a razão. Na origem, está a liberdade". Bento XVI-Homilia, Basílica Vaticana, 23 abril 2011)
Assim, motivado pelas palavras sábias de nosso querido Papa Emérito Bento XVI, podemos afirmar que Deus é a razão perfeita na autoria da criação e a fez pela sua suprema liberdade. Nós participamos desta obra criadora e a fazemos com a nossa liberdade também, quando colaboramos na geração da vida humana, na defesa da natureza e de todos os seres vivos. Se promovermos a vida e a defendemos, no seu direito fundamental, estamos de fato sendo colaboradores da obra criadora de Deus na terra e no universo existente. (Jose Benedito Schumann Cunha)

Cada descoberta que a humanidade faz nós devemos elevar o nosso pensamento a Deus, que é o principio e o fim de tudo que existe. O nosso olhar se torna reflexo daquilo que refletimos e pensamos no que se refere na origem de toda criação feita por Deus. Tudo é feito numa ordem incontestável de Deus que age sempre na liberdade e na razão para que a criação seja realmente boa. Assim, podemos concluir, que a ordem de Deus na criação é o amor que tudo faz e nos torna participante de tudo que presenciamos hoje e sempre no mundo. ( Jose Benedito Schumann Cunha)


Nenhum comentário: