ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 22 de setembro de 2013

Ser justo nos negócios e ser de Deus

Ser justo nos negócios e ser de Deus



Queridos irmãos e irmãs, estamos no 25º Domingo do Tempo Comum. O senhor sempre nos alerta para vivermos na autenticidade em nossa vida cristã.
A liturgia nos fala como deve ser o nosso procedimento no mundo de hoje. Ela nos chama atenção da fidelidade de nossas ações na família, nos negócios, nos nossos trabalhos e em tudo que fizermos, a fim  de que sejamos honestos nas nossas administrações.
(cf.Am 8, 4-7)
Infelizmente isso acontece hoje, muitos são desonestos em suas responsabilidades. Há muitos pobres excluídos na nossa sociedade. Para eles faltam saúde, trabalho, segurança e justiça. Qual deve ser a nossa atitude diante disso? O que devemos fazer de concreto para ajudar os pobres, os bêbados e os mendigos. O amor a Deus que devemos ter deve ser estendido a todos sem nenhuma discriminação.
São Paulo, na sua carta a Timóteo, nos fala que devemos orar pelos reis e autoridades que detém poder. O que significa isso para nós? Isso é, porque eles têm a autoridade de fazer acontecer no nosso meio o bem comum e a justiça para todos. Se fizermos isso, vamos ter uma vida calma e tranquila. Se eles forem bons administradores do bem comum do povo vão trazer a paz e a concórdia para todos. (cf. 1Tm 2,1-8)
Devemos sempre orar para todos, principalmente os que têm poder para que hajam bem nas suas administrações publicas ou privadas.
O evangelista Lucas nos fala das relações entre os ricos e poderosos com os pobres que não tem a quem recorrer. Jesus é bem claro quando diz para nós que não devemos seguir dois senhores, isto é, a riqueza e a Deus. O que Jesus quis dizer com isso? Ele quis alertar a nós da cobiça e da avareza que quer tudo para si sem preocupar com o outro. (cf. Lc 16,1-13)
As ações destas pessoas são desonestas, corruptas e injustas, deixando muitos sem o pão material que mata a fome, sem escolas, sem saúde e sem segurança. Qual dever ser a nossa atitude diante da riqueza e de Deus? A resposta é simples, isto é, devemos ser justos e colocar os nossos bens a serviço do amor que ajuda e solidariza com os mais fracos e sem recursos neste mundo.
Que esta liturgia nos ajude a ter uma nova postura diante de tantos que precisam de nossa ajuda e procurar fazer  ações eficazes para combater a miséria e a escassez de bens uteis à vida deles. Que possamos ver a realidade desigual que nos cerca e ainda propor alternativas para melhorar a situação dos que mais precisam de nossa ajuda. Amém


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 22-09-2013. jbscteologo@gmail.com

Nenhum comentário: