ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 29 de setembro de 2013

O catequista deve alimentar a “memória de Deus”, disse o Papa aos Catequistas

O catequista deve alimentar a “memória de Deus”, disse o Papa aos Catequistas

Papa com Catequistas 
              Queridos irmãos e irmãs, a Igreja hoje celebra o dia da bíblia e todos nós somos convidados de levar a palavra de Deus a todos. O que recebemos da Igreja, nós devemos levar a todos que precisam ouvir a mensagem da salvação. Deus é sempre presente, mas é preciso que cada um de nós tomar iniciativa e ter contato com a sua Palavra na comunidade e a onde estivermos.
A Igreja é sinal do amor de Deus que é anunciado através dos catequistas e dos missionarios da Palavra de Deus. Ela torna a semente que cai no coração da pessoa e produz fruto de justiça, de perdão, de solidariedade e de paz com todos.(Jose Benedito Schumann Cunha)

         Neste domingo (29) durante a Jornada dos Catequistas por ocasião do Ano da Fé, o Papa Francisco presidiu uma celebração na Praça de São de São Pedro para cerca de dois mil catequistas vindos de várias partes do mundo. Com o Santo Padre concelebrou Dom Salvatore Fisichella, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização e dezenas de bispos e padres. 
Papa com Catequistas
             Em sua homilia, o Papa Francisco exortou os catequistas para que sejam “a memória de Deus” e contribuam para que a humanidade não perca o significado de sua vida.
“O catequista então é um cristão que leva em si a memória de Deus, deixa-se guiar pela memória de Deus em toda a sua vida, e sabe despertá-la no coração dos outros. É um desafio isto! Desafia toda a vida! O próprio Catecismo o que é senão a memória de Deus, memória da sua ação na história, do ser fazer-se próximo a nós em Cristo, presente na sua Palavra, nos Sacramentos, na sua Igreja, no seu amor?”
          “Se falta a memória de Deus, tudo se nivela, tudo se nivela ao ‘eu’, sobre o meu bem-estar. A vida, o mundo, os outros, perdem a consistência, não contam mais nada, tudo se reduz a uma só dimensão: o ter. Se perdemos a memória de Deus, também nós perdemos a consistência, também nós nos esvaziamos, perdemos a nossa face como o rico do Evangelho!”, pontuou o Papa. 
Ao final de sua mensagem, perguntou:
           “Queridos catequistas, pergunto a vocês: somos nós a memória de Deus? Somos verdadeiramente como sentinelas que despertam nos outros a memória de Deus, que aquece o coração?”.
O Pontífice fez um apelo dizendo que os catequistas não devem ceder a uma vida cômoda, mas buscar um caminho de fé e de confiança em Deus.
           “O catequista é homem da memória de Deus se tem uma constante, vital relação com Ele e com o próximo; se é homem de fé, que confia verdadeiramente em Deus e coloca Nele a sua segurança; se é homem de caridade, de amor, que vê todos como irmãos; se é homem de ‘hypomoné’, de paciência, de perseverança, que sabe enfrentar as dificuldades, as provações, os insucessos, com serenidade e esperança no Senhor; se é homem brando, capaz de compreensão e misericórdia”, finalizou. 
No final da missa, e antes da oração mariana do Angelus, o Papa agradeceu a presença de todos os catequistas.
          As palavras do nosso papa nos dá esperança e nos encoraja para sermos verdadeiros transmissores da Palavra de Deus, pôs como ele mesmo nos fala a palavra Dele nos aquece o coração e nos impulsiona para os outros para levar a boa noticia da salvação a eles. Estamos no meio do povo para levar a todos que Deus é amor e quer que todos participem das alegria do seu Reino já aqui até a eternidade. As dificuldades e os insucessos na nossa missão de levar a palavra de Deus, não podem nos imobilizar para isso porque é Deus que vai dar a força, a graça e o conforto nem todas as nossas tarefa na comunidade, na família e no mundo. Devemos ser portadores da mansidão que leva a ter encontros que vão trazer a fraternidade e a concórdia sempre. Amém (Jose Benedito Schumann Cunha)

fonte www.a12.com

Nenhum comentário: