ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 1 de setembro de 2013

Grito dos Excluídos: um grito pelos excluídos


   Moradia. Esse foi o tema da Campanha da Fraternidade de 1993 e que impulsionou o nascimento, em 07 de setembro daquele ano pré-Copa do Mundo dos Estados Unidos da América, do Grito dos Excluídos em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, antes mesmo de surgir nacionalmente. O casal de missionários, Irmã Marilda de Souza Lopes e o Padre Antônio Carlos da Silva, incentivou essa manifestação local, lá no Major Prates, hoje um dos maiores e mais desenvolvidos bairros da cidade.
   O assunto da CF 1993 permanece atual. O sonho de “Minha Casa, Minha Vida” é mais difícil de ser conquistado na democracia do que foi na ditatura militar brasileira (1964-1985), sem querer defender esse período sombrio da história deste país. Muito pelo contrário. Ainda há muitas contas a se acertar com essa parte da história do Brasil.
   Já neste próximo 07 de setembro de 2013, o Grito dos Excluídos traz o lema “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”. Vimos muita participação da juventude nos protestos que pipocaram pelo Brasil em junho deste ano. Na maior cidade do Norte de Minas Gerais, o destaque foi para os dias 25 e 28 desse mês. Muitos gritos, variadas bandeiras, diversas lutas. O desafio está em popularizar essas reivindicações, principalmente aquelas imprescindíveis para a sobrevivência humana, como saúde, educação, trabalho, moradia.
   De 1993 para 2013, os tempos mudaram. Somos agora seres urbanizados. Estamos às vésperas do país sediar milionária Copa do Mundo e Olimpíada, mesmo sem ter estrutura para isso. O espírito jovem precisa logo decidir se ele quer pão, circo ou VIDA EM PRIMEIRO LUGAR. Ou então caminharemos para uma vida hipotecada, transformando-nos em um Estados Unidos do Brasil. Que o Grito dos Excluídos seja, mais uma vez, pelos excluídos!!! E que todos tenhamos vida e vida em abundância (Jo 10, 10).   

DA Casa de Pastoral Comunitária



Nenhum comentário: