ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 28 de setembro de 2013

Deus vem em socorro dos pobres famintos sempre

Deus vem em socorro dos pobres famintos sempre


Queridos irmãos e irmãs, estamos no 26º Domingo do Tempo Comum, a liturgia nos fala que Deus vem sempre em socorro dos pobres nesse mundo e os premia na vida eterna. A riqueza e o acumulo de alguns são afrontas aos que passam fome e que estão as margens desse mundo, pedindo socorro com suas mãos estendidas. Os gritos dos famintos e excluídos estão em toda parte de nossa cidade, de nosso estado e de nosso país, clamando por justiça e por uma politica de valorização e respeito pela dignidade humana. 
Hoje a Igreja celebra o dia da Bíblia, a Palavra de Deus que vem até nós através da Igreja, dos catequistas e de todos os missionários da Palavra no mundo. Na comunidade cristã é o lugar celiberativo da Palavra de Deus que nos alimenta e nos ilumina a nossa alma para Deus.
Hoje somos convidados a pensar e fazer alguma coisa aos que passam por privações materiais e espirituais. Então devemos ajudá-los a ter as coisas que eles precisam.
O profeta Amós não tem medo de denunciar os ricos poderosos e gananciosos daquele tempo que viviam em opulência e luxo, mas esqueciam dos famintos e miseráveis que gritavam por ajuda deles. Eles eram insensíveis às dores e sofrimentos dos pobres. Hoje acontece muitas vezes isso. A riqueza fica nas mãos de poucos enquanto que muitos passam necessidades e recebem esmolas e salários baixíssimos, mas Deus, naquela época e hoje, não concorda com esta situação de injustiça, pois Ele é um Deus da justiça.
Todos têm direito do pão e de dignidade humana. O profeta daquele tempo anuncia um castigo que chegará em forma de exilio em terra estrangeira, onde experimentarão o sofrimento do desvalidos. Isso pode acontecer conosco se ficarmos insensíveis as necessidades dos que clamam por ajuda  material ou espiritual de nossa parte.(cf. Am 6,11-16)
São Paulo na primeira carta a Timóteo nos fala, em bom tom, da cobiça que faz com a gente esqueça-se do outro que precisa do pão que mata a fome. Ainda nos exorta que a causa de todos os males é o dinheiro que nós apegamos, esquecendo-se de nossos irmãos que necessitam de ajuda.  Nós fechamos o coração aos que estão caídos à rua, nas calçadas, nos corredores dos hospitais e os que estão fora de todo sistema de amparo na sociedade contemporânea. (cf. 1Tm 6,10-16)

O evangelista Lucas nos fala do julgamento de Deus referente a má distribuição das riquezas das pessoas. Deus é implacável com atitude do rico que não foi sensível à necessidade de Lazaro que estava a beira da sua vida, precisando de alimento que mata a fome. Então, aí temos o julgamento de Deus sobre a distribuição das riquezas e Ele faz a verdadeira justiça que falta muitas vezes entre nós.
A parábola de Jesus relata o homem rico e Lazaro, o pobre. O evangelista relata esta parábola de Jesus em três momentos distintos que são: Primeiro é a situação do homem rico que gozava de suas riquezas e de Lazaro que vivia com escassez de bens. Segundo momento é a narrativa da morte dos dois, pois eles são humanos que tem vida passageira nesta terra. O terceiro momento é o dialogo entre o rico com Abrão para aliviar a sede dele e ainda pede que vá alguém avisar os seus parentes vivos para que sejam generosos e solidários para não acontecre o mesmo suplicio dele. Mas isso não pode acontecer mais, pois os vivos têm a oportunidade de ouvir os profetas, os missionários e os mensageiros de Deus que nos falam e nos orientam para sermos de Deus, partilhando tudo com todos. Agora, Lazaro goza de tudo que faltava quando estava na terra e o rico recebe o tormento por causa da sua avareza e insensibilidade com os mais necessitados. (cf. Lc 16,19-31)

Que esta liturgia nos ajude a converter o nosso coração aos que precisam de justiça, de amor, de pão e de tudo que precisam para ter uma vida digna, pois todos são filhos de Deus e por causa disso somos todos irmãos e irmãs. Amém

bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: