ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

No Ano da Fé, catequistas se preparam para encontro com o Papa

No Ano da Fé, catequistas se preparam para encontro com o Papa

Jéssica Marçal
Da Redação


CNBB Dom Jacinto Bergman
Catequistas de várias partes do mundo participam a partir desta quinta-feira, 26, de uma Jornada dos Catequistas no Vaticano. O evento por ocasião do Ano da Fé inclui um congresso internacional de catequese, peregrinação ao túmulo de Pedro, e catequese e Missa com o Papa Francisco.

O Congresso tem como tema “O Catequista, testemunha da fé”. Entre as atividades, está programado um encontro dos catequistas com o Papa Francisco nesta sexta-feira, 27. A TV Canção Nova transmite o momento ao vivo a partir de 12h (Acompanhe também online).

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Jacinto Bergman, a catequese é a educação na fé, de forma que se torna muito significativo o evento nesse Ano especial instituído pelo Papa Emérito Bento XVI.

"Dentro do Ano da Fé, a peregrinação dos catequistas vem justamente para chamar a atenção: a catequese é a educação na fé. Tudo tem a ver. O Ano da Fé não poderia passar sem essa grande peregrinação dos catequistas do mundo inteiro. A fé precisa ser educada e a catequese tem essa tarefa".

O bispo explicou que, no Brasil, o convite foi dirigido a todas as dioceses e houve uma espontaneidade por parte dos catequistas em querer participar. "Não há uma organização centralizada. A CNBB apenas fez a ponte para que o convite chegasse a todas as dioceses e as dioceses estão se organizando na medida do possível". Só no país, são cerca de 800 mil catequistas, segundo informou o bispo.

Testemunho

Integrante da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, Irmã Teresinha Maria Mocellin está entre os representantes do Brasil nessa Jornada dos Catequistas. Ela conta que sempre teve especial atenção à catequese, mas há nove anos dedica-se exclusivamente a esse trabalho pastoral na diocese de Joinville (SC). Para ela, o Congresso vem para fortalecer a importância decisiva do ministério da catequese hoje.

Arquivo PessoalIrmã Teresinha (à esq.) em encontro com catequistasA irmã enfatiza então a proposta do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que organiza o evento: apoiar, promover e formar catequistas capazes de responder aos desafios do tempo presente. 

“Eu posso dizer que eu amo a catequese e sonho com uma catequese com as seguintes características: o envolvimento de toda a comunidade no processo catequético, uma catequese de caráter processual, dinâmico e progressivo (...) enfim, uma catequese com uma dinamicidade e com isto a catequese se tornará a vida, a alma, o sangue da Igreja”. 

E para um sucesso na catequese, irmã Teresinha defende que o catequista tenha uma formação permanente. Da mesma forma, Dom Jacinto disse que a formação dos catequistas é uma das prioridades da Comissão Episcopal que ele preside na CNBB. 

"Portanto, o Ano da Fé vem nos convocar, alertar, reavivar a chama da fé em nosso coração, em nossa caminhada de cristãos evangelizadores catequistas. O catequista, em seu ministério, tem a missão de cultivar a vivência pessoal e comunitária da fé", disse irmã Teresinha. 

Nenhum comentário: